Izidorio Cavalcanti estreia exposição “Silêncio Retumbante” no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo com obras inéditas e performances

Exposição individual apresenta pinturas, esculturas e videoperformances que exploram experiências sensoriais e crítica institucional.
Exposição individual apresenta pinturas, esculturas e videoperformances que exploram experiências sensoriais e crítica institucional.

O artista pernambucano Izidorio Cavalcanti inaugura, neste sábado (29/11/2025), a exposição “Silêncio Retumbante” no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo. Com curadoria de Ariana Nuala, Rebeka Monita e Rosa Couto, a mostra individual reúne obras inéditas e parte do acervo histórico do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), do Recife, destacando instalações, pinturas, esculturas e videoperformances. A abertura inicia às 13h, seguida pela performance Rasgando o Branco, às 14h.

A exposição propõe desestabilizar o espectador, desafiando a percepção tradicional de ver e ouvir. As curadoras afirmam que Cavalcanti “não pinta o branco, ele o desestabiliza”, promovendo um diálogo entre matéria, forma e experiência sensorial.

O público encontrará obras como “Suíte nº 1 para lavar roupas” (2006), que utiliza sabão em pedra acumulado nas paredes, e “Velocidade e peso da gravidade” (2006), com milhares de piões cortados que exploram sistemas de equilíbrio. Segundo as curadoras, “a matéria não serve à forma, ela pensa a forma”, evidenciando a relação entre cotidiano, gesto artesanal e descarte urbano.

Obras inéditas e séries recentes

Entre as novidades, destaca-se a pintura “Caminhando no lúdico” (2025), criada especialmente para esta edição, e a série “Meu tiro no peito” (2019–2025), composta por camisas bordadas que transformam a dor em superfície tátil, evitando tanto o espetáculo quanto o lamento.

A mostra posiciona a experiência negra como potência de criação, não apenas como tema de representação, colocando o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo como espaço de fricção sensorial e crítica institucional.

Experiência sensorial e crítica institucional

O som pesa, e o silêncio, longe de conter, faz o mundo retumbar”, afirmam as curadoras, sintetizando a proposta da exposição de deslocar o espectador e promover experiências sensoriais intensas, em que a percepção tradicional de arte é questionada.

Além das obras visuais, a mostra integra performances e videoinstalações que ampliam o diálogo entre matéria, espaço e público, consolidando a trajetória experimental de Cavalcanti ao longo de mais de três décadas de atuação.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading