Estudante da rede estadual de Salvador conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Enzo Lima se torna o único atleta de escola pública da Bahia a subir ao pódio na ginástica artística.
Enzo Lima se torna o único atleta de escola pública da Bahia a subir ao pódio na ginástica artística.

No domingo (26/10/2025), o estudante-atleta Enzo Lima, do Colégio Estadual Maria Romana Calmon, em Salvador, conquistou a medalha de bronze na Etapa Nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizada em Uberlândia (MG). Com 13 anos e cursando o 8º ano, Enzo competiu no aparelho Paralelas da ginástica artística, destacando-se entre atletas de clubes tradicionais de todo o país.

Desempenho e histórico do atleta

Enzo Lima competiu com atletas de clubes renomados, como o Clube de Regatas do Flamengo (RJ) e o Esporte Clube Pinheiros (SP), e conquistou o terceiro lugar na série bronze. Esta conquista o tornou o primeiro estudante de escola pública da Bahia a receber medalha na modalidade durante toda a história dos JEBs.

O jovem recebeu a medalha das mãos do campeão olímpico Arthur Zanetti, especialista em argolas, após sua apresentação no aparelho Paralelas. Enzo já possui uma medalha de ouro conquistada este ano na Copa Estrela, em Salvador.

“Estou muito feliz com esta experiência de competir com atletas de outras regiões e conquistar mais uma medalha”, afirmou o estudante-atleta.

Jogos Escolares Brasileiros 2025: estrutura e participação da Bahia

Realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte, os JEBs são a principal competição escolar do Brasil. A edição 2025 teve início em 5 de outubro e conta com 191 estudantes-atletas da Bahia, distribuídos em três blocos:

  • Primeiro bloco: badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia (66 atletas);

  • Segundo bloco: atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, judô e taekwondo (58 atletas);

  • Terceiro bloco: basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez (67 atletas).

Impacto da competição

Os JEBs proporcionam desenvolvimento esportivo, intercâmbio cultural e oportunidades para que estudantes se tornem atletas profissionais. O evento também valoriza a participação de escolas públicas, oferecendo aos jovens espaço para competir com clubes tradicionais e ampliar experiências em nível nacional.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading