Mãos Solidárias Bahia amplia alfabetização e transforma vidas de jovens, adultos e idosos

Projeto atende quatro mil pessoas em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista com apoio da SEC.
Projeto atende quatro mil pessoas em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista com apoio da SEC.

A Jornada de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos nas Periferias Urbanas – Mãos Solidárias Bahia amplia o acesso à educação em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Até dezembro, o projeto atenderá quatro mil pessoas em 175 turmas, com apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), garantindo estrutura, mobiliário e equipamentos para aulas em bairros periféricos.

Estrutura e abrangência

Presença nas cidades

Em Salvador, 85 turmas são distribuídas em 38 bairros, sendo 43 delas em unidades da rede estadual. A secretária da Educação, Rowenna Brito, visitou a Escola Estadual Pierre Verger e o Colégio Estadual Duque de Caxias, reforçando o compromisso da SEC com a alfabetização e inclusão social.

Metodologia e parceria

O projeto utiliza o método cubano Sim, Eu Posso, reconhecido internacionalmente por sua eficácia no combate ao analfabetismo. A iniciativa conta com a articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ampliando sua atuação também em outros estados do Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Educação e cidadania

Impacto nas turmas

A professora Rosimeire da Silva, do Colégio Estadual Duque de Caxias, ministra aulas para 11 alunos, incluindo pessoas em situação de rua. O ambiente de aprendizagem integra música e motivação, promovendo dignidade e pertencimento.

Apoio da SEC

Segundo o coordenador estadual, Leandro Santos, o suporte da SEC permite que as turmas funcionem nos próprios bairros dos educandos, fortalecendo o vínculo comunitário e garantindo acesso facilitado à educação.

Resultado e transformação

O projeto iniciou em agosto de 2025, reunindo cerca de 250 educadores. A cada aula, jovens, adultos e idosos retomam o direito à educação, com efeitos diretos na cidadania e inclusão social, ampliando oportunidades e contribuindo para a redução do analfabetismo nas periferias urbanas.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading