Salvador: Cineclube Augusto Omolu inicia segunda edição com homenagem ao mestre da dança afro-brasileira

Projeto em Salvador promove sessões gratuitas de cinema voltadas à memória, ancestralidade e longevidade.
Projeto em Salvador promove sessões gratuitas de cinema voltadas à memória, ancestralidade e longevidade.

O Cineclube Augusto Omolu dá início à sua segunda edição nesta terça-feira (05/08/2025), em Salvador, com uma matinê de abertura marcada pela exibição do curta-documentário “Omolu – Dança, Ritual, Vida”, dirigido por Vanessa Cançado e Laura Larriel. Produzido em 2014, o filme resgata a trajetória de Augusto Omolu, mestre da dança dos orixás e fundador da ONG que leva seu nome.

O evento de abertura ocorre às 9h, na sede da ONG Casa Augusto Omolu, e conta com a presença de familiares do artista, que participam de uma roda de conversa sobre o legado cultural e artístico do coreógrafo. Omolu foi pioneiro na difusão da dança afro-brasileira, aproximando-a de novas linguagens e promovendo a releitura ritualística e contemporânea da tradição de matriz africana.

A programação do cineclube segue ao longo de 2025, com sessões semanais gratuitas voltadas à comunidade da Baixa de Quintas e entorno, apresentando filmes que dialogam com longevidade, negritude, ancestralidade e corpo, além de garantir acessibilidade ao público. O projeto busca estimular a memória cultural e a valorização das expressões artísticas afro-brasileiras.

O Cineclube Augusto Omolu é realizado com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e conta com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading