Teatro Gamboa divulga programação com exposição, adaptações teatrais e estreias em Salvador

Agenda da semana inclui mostra sobre Jayme Fygura, peça baseada em Dostoievski e monólogo sobre o Vale do Pati.
Agenda da semana inclui mostra sobre Jayme Fygura, peça baseada em Dostoievski e monólogo sobre o Vale do Pati.

O Teatro Gamboa, em Salvador, apresenta uma programação diversificada para esta semana, com destaque para a exposição “Arquivo J.F.”, uma adaptação baiana de “Sonho de Um Homem Ridículo”, e a estreia do monólogo “Godó, o Mensageiro do Vale”, entre outras atrações artísticas.

A exposição coletiva “Arquivo J.F.” permanece em cartaz até o dia 31 de agosto, na Galeria Jayme Fygura, localizada no próprio Teatro. A mostra, sob curadoria de ZMário, reúne obras, fotografias, cartazes e documentos sobre o artista Jayme Fygura, considerado referência em performance e arte na Bahia. A abertura oficial, com vernissage e bate-papo gratuito, ocorre na quarta-feira (09/07/2025), às 18h. A visitação estará disponível de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos fins de semana, das 13h às 17h.

Na quinta-feira (10/07/2025), às 19h, o palco do Gamboa recebe o espetáculo de comédia “Armengue”, com apresentações de Fábio Lacerda, Têco Aziz e Victor Fadigas, além de convidados da cena local. Os humoristas se revezam em stand-ups autorais com temas cotidianos.

A programação continua na sexta-feira (11/07/2025), às 19h, com o show intimista “Caleidoscópio”, reunindo os músicos Lew Maggie e Robin Good. A apresentação será dividida em dois blocos temáticos, com repertório exclusivamente nacional, incluindo clássicos da bossa nova, samba e MPB, além de composições autorais. Os ingressos estão disponíveis por R$20 (meia) e R$40 (inteira).

No sábado (12/07/2025), às 17h, será apresentada a peça “Sonho de Um Homem Ridículo”, adaptação teatral do conto homônimo de Fiódor Dostoievski, com atuação solo de Kaíka Alves. O monólogo traz as reflexões existenciais do protagonista sobre sua vida e seu entorno. O espetáculo retorna nos dias 19 e 26 de julho.

A estreia de “Godó, o Mensageiro do Vale” ocorre no domingo (13/07/2025), às 17h. O monólogo é baseado em fatos ocorridos entre 1937 e 1985 no Vale do Pati, na Chapada Diamantina, e narra a vida de uma família expulsa da região após a proibição do cultivo de café. Criado e interpretado por Caco Monteiro, o espetáculo é resultado de 14 anos de pesquisa histórica e imersão local. Monteiro interpreta Godó, personagem fictício que revisita a infância e os conflitos da comunidade com o decreto federal. A peça será reapresentada nos dias 20 e 27 de julho, também às 17h.

Os ingressos para todas as apresentações podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Gamboa a partir das 15h do dia do evento ou antecipadamente pelo site teatrogamboa.com.br. As sessões contam com transmissão on-line, também disponível para compra virtual. Antes de cada espetáculo, o público poderá assistir a trechos do documentário sobre os 51 anos de história do Teatro Gamboa, exibido no CineGamboa.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading