Governo da Bahia reforça plantão integrado de direitos humanos no Carnaval 2025

Governo da Bahia reforça plantão integrado de direitos humanos no Carnaval 2025.
Serviço ampliado contará com postos fixos nos circuitos da festa e nova unidade na Estação de Metrô da Lapa.

O Governo da Bahia anunciou a manutenção e ampliação do Plantão Integrado dos Direitos Humanos para o Carnaval de 2025, com a instalação de três pontos de atendimento nos circuitos da festa. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), busca receber e encaminhar denúncias de violações de direitos, além de promover campanhas educativas. Além das unidades já tradicionais na Rua Carlos Gomes (Circuito Osmar) e na Rua Alfredo Magalhães (Circuito Barra-Ondina), um novo ponto será instalado na Estação de Metrô da Lapa.

Durante os dias de Carnaval, entre quinta-feira (27/02/2025) e terça-feira (04/03), o plantão atenderá crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, idosos, mulheres, pessoas negras, catadores de recicláveis e outras populações vulneráveis. O serviço contará com mais de 200 profissionais, que atuarão no acolhimento de vítimas e no encaminhamento dos casos aos órgãos competentes. Relatórios diários serão divulgados para acompanhamento das ocorrências.

Segundo Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos, a ampliação do serviço busca tornar a proteção dos direitos humanos mais acessível aos foliões. “Estamos mobilizados para garantir que todas as pessoas possam aproveitar o Carnaval sem discriminações. Este ano, além dos circuitos tradicionais, teremos um ponto de atendimento na Estação da Lapa para facilitar o acesso ao serviço”, afirmou.

Campanhas educativas e identificação

Além do atendimento, a SJDH promoverá a campanha “Respeito é Nosso Direito!”, com a distribuição de materiais educativos para conscientizar sobre racismo, LGBTfobia, xenofobia, capacitismo e etarismo. As ações também serão realizadas nos eventos pré-carnavalescos, como a Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Fuzuê e Furdunço.

Outra medida será a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência auditiva, garantindo mais segurança e acessibilidade durante a festa.

Rede de proteção e fiscalização

O Plantão Integrado também contará com o apoio de diversos órgãos do poder público e entidades não governamentais. O Guia da Rede de Proteção será disponibilizado para facilitar o contato entre os profissionais envolvidos, agilizando o encaminhamento de ocorrências.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA/SJDH) atuará na fiscalização do comércio local, incluindo mercados, supermercados, pontos de venda de abadás e camarotes, garantindo o respeito aos direitos dos consumidores.

Capacitações para segurança e acolhimento

Com o objetivo de aprimorar a abordagem humanizada, a SJDH, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), promoveu treinamentos para policiais militares, civis e bombeiros. Os temas abordados incluíram boas práticas de acolhimento e legislação sobre direitos humanos.

Os 80 profissionais contratados pela ONG Pontos Diversos, responsável pela execução do plantão, também participaram de capacitações. A formação incluiu uma aula magna ministrada pelo professor Paulo Miguez, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre a relevância socioeconômica e cultural do Carnaval para o estado.

Parceiros e entidades envolvidas

O Plantão Integrado é desenvolvido pela SJDH em articulação com órgãos do Executivo Federal, Estadual e Municipal, Sistema de Justiça e entidades da sociedade civil. Entre os parceiros estão o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Ministério Público do Estado da Bahia, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos Tradicionais (Sepromi), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading