Em seu primeiro mandato, o vereador Alex Alemão (DC) foi eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Salvador. A escolha ocorreu na quinta-feira (06/02/2025), durante a instalação dos colegiados, momento em que também foram definidos os vice-presidentes. Além dessa função, Alemão integra a Comissão de Cultura da Casa.
O vereador ressaltou que a Comissão de Legislação Participativa desempenha um papel essencial na promoção da cidadania, ao criar um canal direto entre a população e o Legislativo municipal. “A participação cidadã fortalece a democracia e permite que as demandas da sociedade sejam efetivamente consideradas na formulação de leis e políticas públicas”, destacou.
Por meio do colegiado, entidades da sociedade civil e cidadãos podem encaminhar propostas legislativas, que são analisadas e discutidas pelos vereadores. “Esse mecanismo possibilita um processo legislativo mais transparente e representativo, alinhado com as reais necessidades da população”, explicou Alemão.
Políticas públicas e justiça social
O vereador também enfatizou que a participação popular fortalece a formulação de políticas públicas eficazes, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade. “A comissão contribui para um processo legislativo mais inclusivo e para a promoção da justiça social, impactando diretamente o desenvolvimento de Salvador”, afirmou.
Criada em 2019, a Comissão de Legislação Participativa busca ampliar os mecanismos de interação entre o cidadão e o poder público, garantindo que a população tenha um papel ativo na definição das prioridades legislativas municipais.
*Com informações da Câmara Municipal de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




