Espetáculo “Gennesius” estreia no Teatro Martim Gonçalves em homenagem ao dramaturgo Roberto de Abreu

Espetáculo "Gennesius" estreia no Teatro Martim Gonçalves em homenagem ao dramaturgo Roberto de Abreu.
Peça baseada na obra de Roberto de Abreu será apresentada por estudantes da Escola de Teatro da UFBA.

Na próxima quarta-feira (11/09/2024), às 19:30h, o Teatro Martim Gonçalves receberá a estreia do espetáculo Gennesius. A peça, que tem entrada gratuita, será encenada até quinta-feira (03/10), com apresentações agendadas de terça a quinta-feira. A trama acompanha Genésio, um menino do interior da Bahia que, após ser abandonado em sua cidade devastada pela seca, é acolhido por um circo. Em sua jornada, Genésio aprende o ofício de artista e explora o que o motiva na arte.

O espetáculo é uma homenagem ao dramaturgo baiano Roberto de Abreu, falecido em 2015, e é baseado em sua obra Gennesius, histriônica epopeia de um martírio em flor. A peça é o projeto de pré-formatura dos alunos do curso de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A direção é de George Mascarenhas, com co-direção de Elisa Mendes. O elenco é composto por 16 atores e atrizes que se revezam no papel de diversos personagens, apresentando uma combinação de movimento, imagem, música, emoção e humor.

O figurino é assinado por Zuarte Jr., a direção musical é de Luciano Salvador Bahia, os adereços são de Elis Brito e a maquiagem é de Renata Cardoso.

Roberto de Abreu, natural de Vitória da Conquista, foi um renomado ator, dramaturgo e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Fundador do grupo de teatro Finos Trapos, ele contribuiu significativamente para o teatro brasileiro. Em 2008, Abreu foi agraciado com o Prêmio Braskem de Teatro pelo espetáculo Auto da Gamela.

George Mascarenhas, diretor da montagem, pretende explorar as convenções teatrais ao abordar temas relacionados à memória, aos afetos e às transformações proporcionadas pela arte. O nome Genésio é também uma referência ao santo protetor dos artistas e palhaços. A narrativa é apresentada de forma lúdica, integrando a história de Genésio às experiências e aos desejos dos jovens artistas envolvidos. “O espetáculo destaca o trabalho coletivo dos atores, misturando os textos originais com as memórias e as singularidades dos integrantes do elenco e da equipe”, afirma Mascarenhas.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading