Primeira cirurgia robótica na Bahia é realizada com sucesso para tratamento da síndrome do estreito torácico superior

A Bahia deu um passo significativo na medicina de alta tecnologia com a realização da primeira cirurgia robótica no estado, realizada no Hospital Santa Izabel. O procedimento inovador, realizado em julho, visou o tratamento da síndrome do estreito torácico superior e foi conduzido pelo cirurgião torácico baiano Pedro Leite, coordenador do Núcleo de Cirurgia Torácica do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR). O cirurgião paulista Alessandro Mariani supervisionou o procedimento.

A paciente, de 36 anos, sofria de fadiga e perda de força no membro superior direito, condições que afetavam sua qualidade de vida e dificultavam tarefas diárias. A cirurgia, que durou menos de duas horas, foi um sucesso e a paciente recebeu alta hospitalar em menos de 48 horas, evidenciando a eficácia e a segurança da técnica.

Pedro Leite explicou que a complexidade da região torácica torna as técnicas convencionais mais arriscadas, com maior probabilidade de sequelas. A cirurgia robótica oferece uma melhora significativa na visualização, destreza e precisão, reduzindo riscos e morbidade. “Com o auxílio do robô, resolvemos casos desafiadores com mínimas incisões, proporcionando uma recuperação mais rápida e menor risco de complicações,” afirmou Leite. A síndrome do estreito torácico superior ocorre quando vasos sanguíneos ou nervos são comprimidos entre a clavícula e a primeira costela, provocando dor no pescoço, ombros e braços.

Essa inovação representa um avanço crucial na medicina baiana, com a promessa de transformar o tratamento de condições complexas e promover uma recuperação mais eficiente para os pacientes.


Tags


Deixe um comentário


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading