A Bahia deu um passo significativo na medicina de alta tecnologia com a realização da primeira cirurgia robótica no estado, realizada no Hospital Santa Izabel. O procedimento inovador, realizado em julho, visou o tratamento da síndrome do estreito torácico superior e foi conduzido pelo cirurgião torácico baiano Pedro Leite, coordenador do Núcleo de Cirurgia Torácica do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR). O cirurgião paulista Alessandro Mariani supervisionou o procedimento.
A paciente, de 36 anos, sofria de fadiga e perda de força no membro superior direito, condições que afetavam sua qualidade de vida e dificultavam tarefas diárias. A cirurgia, que durou menos de duas horas, foi um sucesso e a paciente recebeu alta hospitalar em menos de 48 horas, evidenciando a eficácia e a segurança da técnica.
Pedro Leite explicou que a complexidade da região torácica torna as técnicas convencionais mais arriscadas, com maior probabilidade de sequelas. A cirurgia robótica oferece uma melhora significativa na visualização, destreza e precisão, reduzindo riscos e morbidade. “Com o auxílio do robô, resolvemos casos desafiadores com mínimas incisões, proporcionando uma recuperação mais rápida e menor risco de complicações,” afirmou Leite. A síndrome do estreito torácico superior ocorre quando vasos sanguíneos ou nervos são comprimidos entre a clavícula e a primeira costela, provocando dor no pescoço, ombros e braços.
Essa inovação representa um avanço crucial na medicina baiana, com a promessa de transformar o tratamento de condições complexas e promover uma recuperação mais eficiente para os pacientes.


Deixe um comentário