Fábricas de fraude online em Mianmar: O trágico mundo do trabalho escravo

Fábricas de fraude online em Mianmar: O trágico mundo do trabalho escravo.
Investigação da DW revela a sinistra realidade de jovens explorados em centrais de golpes com criptomoedas. Foto: Stefan Czimmek).

Em um cenário desolador na fronteira entre Mianmar e Tailândia, jovens aspirantes são atraídos para centrais especializadas em golpes com criptomoedas, onde se tornam prisioneiros de redes criminosas globais. Sob ameaças, torturas e em condições que beiram a escravidão, mais de 100 mil indivíduos, segundo a ONU, estão confinados nesses centros de fraude online. A DW conduziu uma investigação reveladora, destacando a brutal realidade vivida pelos trabalhadores, com relatos de vigilância rigorosa, tortura e até mesmo assassinato.

Aaron, inicialmente encantado com uma oferta de emprego na Tailândia, logo se viu preso em um pesadelo ao chegar a Bangcoc. Transportado para o KK Park, uma das fábricas de golpes online, ele, junto a outros, foi forçado a enganar internautas ao redor do mundo, convencendo-os a investir em criptomoedas. Sob a ameaça constante de violência, o grupo trabalhava 17 horas por dia, sem folgas, alimentando um esquema criminoso que zerava contas assim que atingiam determinadas somas.

A investigação revela a conexão do KK Park com a máfia chinesa, com guardas fronteiriços de Mianmar policiando o local, enquanto chefes chineses comandam a operação. A trilha de pagamentos leva até empresários chineses, incluindo um notório líder da máfia, levantando questões sobre a possível ligação com a Iniciativa do Cinturão e Rota da China. O complexo, construído sob medida para fraudes online, destaca a crescente influência dessas redes criminosas, enquanto as vítimas, sobreviventes de um sistema brutal, lutam para escapar.

*Com informações da Agência DW.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading