O tiro com arco brasileiro fechou sua participação nos Jogos Pan-Americanos com chave de ouro, conquistando mais duas medalhas de prata e garantindo uma vaga olímpica para o Brasil em Paris 2024. Ana Machado, uma estreante no Pan, brilhou ao conquistar uma medalha inédita no arco recurvo feminino e, de quebra, assegurou a participação da equipe feminina de tiro com arco na próxima Olimpíada. Além disso, Ana subiu ao pódio nas duplas mistas ao lado do carioca Marcus D’Almeida, que já havia conquistado o bronze por equipes masculinas no sábado (04/11/2023).
Para chegar à final do arco recurvo feminino, Ana Machado eliminou a norte-americana Casey Kaufhold, atual número dois do mundo, com uma vitória por 6 a 4 na semifinal. Na final, a brasileira enfrentou a mexicana Alejandra Valencia e, apesar do desempenho brilhante, acabou ficando com a prata após perder por 7 a 1. “Meu primeiro Pan e foi incrível. Conseguimos a vaga para Paris, que era nosso principal objetivo, e ainda mais duas medalhas”, comemorou a arqueira.
O domingo também foi especial para Marcus D’Ameida, que conquistou duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Ele celebrou o feito, destacando a importância do campeonato de tiro com arco para garantir vagas olímpicas. “Foi duro, sabia que poderia acontecer algumas coisas e não sair daqui com o ouro, mas fico feliz em sair com duas medalhas. Todo o Pan eu saio com uma medalha, hoje estou saindo com duas”, afirmou.
O desempenho brasileiro, com três pódios, representa a melhor participação da equipe de tiro com arco na história da competição. Além disso, o Brasil já garantiu presença nas provas individuais e mistas da Olimpíada de Paris 2024. Vale ressaltar que as vagas no tiro com arco não são nominais, e os representantes do país serão definidos com base em critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira do Tiro com Arco (CBTArco).
*Com informações da Agência Brasil.


Deixe um comentário