A quarta edição da Bahia Model United Nations (BaMUN 2025) foi concluída na noite de quinta-feira (04/12/2025), com a entrega das premiações aos delegados dos 15 comitês da simulação pedagógica inspirada na Organização das Nações Unidas. Realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, o evento reuniu 360 estudantes da rede estadual, que representaram países, analisaram cenários internacionais e debateram temas de impacto global.
Foram reconhecidos os estudantes nas categorias “Melhor Delegado”, “Delegado Destaque”, “Menção Honrosa” e “Recomendação Diplomática”. A atividade encerrou três dias de programação dedicados à diplomacia, negociação, produção de resoluções e desenvolvimento de competências de pesquisa e oratória.
Entre os destaques, o estudante indígena Marcos Mawé, 18 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Falconeri Rios, em Pé de Serra, recebeu o prêmio de Melhor Delegado ao representar a Austrália no PNUMA. O estudante afirmou que a participação ampliou sua compreensão sobre desafios globais e evidenciou a importância da escuta e da construção coletiva de soluções.
Outro premiado como Melhor Delegado foi Antônio Almeida Neto, 18 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira, em Mairi, representante da Alemanha no comitê ONU Mulheres. Ele destacou o aprendizado sobre negociação internacional, uso estratégico de dados e aprofundamento em políticas de direitos humanos, equidade e redução de danos.
A programação reuniu atividades como histórico do projeto, encontros de delegações, sessões temáticas, rodas de diálogo, redação e aprovação de resoluções, além da plenária geral. Na etapa final, ocorreu a Feira das Nações, em que cada grupo apresentou elementos culturais, políticos e simbólicos dos países representados.
Histórico da iniciativa
Criada em (2021) por estudantes líderes de classe, a BaMUN já realizou quatro edições estaduais – (2021), (2022), (2024) e (2025). O projeto também motivou simulações territoriais, como a MeetMUN no Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, e a ChapaMUN na Chapada Diamantina, ambas realizadas em (2022). A iniciativa busca fortalecer a formação cidadã, promover ambientes de escuta e incentivar o protagonismo juvenil em temas internacionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




