O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizará, ao longo de dezembro, uma série de atividades voltadas à valorização da memória, cultura e história afro-brasileira, dentro do contexto do Novembro Negro. A programação inicia com a exposição Fragmentos de Memória, instalada no átrio do prédio-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia, aberta ao público entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2025, com duas visitas guiadas nos dias (03/12/2025), às 10h e às 15h.
No dia (10/12/2025), às 14h, será exibido o filme Malês, dirigido por Antônio Pitanga, que aborda a união de diferentes povos e tradições religiosas para a Revolta dos Malês em Salvador, em 1835. A sessão é destinada aos servidores do TJBA e ao público em geral, seguida de Cine Debate com a participação do ator Heraldo de Deus, integrante do elenco.
A programação prossegue no dia (16/12/2025) com a 2ª edição do Prêmio Luiz Gama, que entregará a medalha à instituição homenageada de 2025, o Instituto Cultural Steve Biko. O evento será realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva e contará com a presença da pesquisadora Lisa Earl Castillo, especialista em história e cultura afro-brasileira, que apresentará novas descobertas sobre a vida de Luiz Gama a partir de estudos no Arquivo Público da Bahia.
Atividades culturais e educacionais do Prêmio Luiz Gama
A cerimônia inclui apresentação do grupo teatral estudantil Rábulas, formado por alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio, que encenará cena do espetáculo A Cor do Julgamento, abordando o tema das cotas raciais, como parte do projeto-piloto Luiz Gama nas Escolas, desenvolvido pelo TJBA/CIDIS. A abertura contará com o Coral do TJBA, com repertório afro-referenciado preparado especialmente para o evento.
As ações são promovidas pela Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS), presidida pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche, que destacou em podcast da Rádio Web TJBA a importância das iniciativas do Judiciário no enfrentamento ao racismo.
A assistente social Denise do Carmo Ferreira participou do episódio do podcast Mais Saúde, dedicado à adoção étnico-racial. Todos os conteúdos estão disponíveis nos canais institucionais do TJBA no YouTube e no Spotify, ampliando o alcance das ações educativas e culturais do Tribunal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




