A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), intensificou a fiscalização do uso de patinetes elétricos para garantir a segurança de usuários, pedestres e motoristas. Desde o início da operação, mais de 10 mil abordagens foram realizadas, e 2 mil usuários foram banidos da plataforma por uso inadequado do equipamento.
Intensificação da fiscalização e números do serviço
A Semob, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a JET, empresa responsável pela operação, promoveu ações em diversos pontos da cidade. Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, o objetivo é educar os usuários e aplicar sanções quando necessário. Ao todo, 431 mil viagens foram registradas e a cidade conta atualmente com 938 patinetes em operação e 132 mil usuários cadastrados.
Ação recente na orla da Boca do Rio
No sábado (13/09/2025), uma operação flagrou três pessoas utilizando o equipamento em dupla, prática proibida. Souza destacou que, embora compreenda o interesse das crianças, a ação é contrária às normas e compromete a segurança.
Normas de utilização e regulamentação
O Decreto nº 40.301/2025, publicado em julho, estabelece regras para o uso dos patinetes, incluindo a proibição de transportar mais de uma pessoa e a restrição para menores de 18 anos. Também foi adotada a redução de velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres.
Escolas de condução e conscientização
A JET promove escolinhas de condução todos os finais de semana, com pontos fixos na Avenida Magalhães Neto e no Jardim dos Namorados aos domingos. Desde o início do projeto, 91 turmas foram realizadas, capacitando mais de 5,4 mil usuários sobre uso seguro e regras de circulação.
Impacto ambiental e benefícios para a cidade
Além da segurança, o uso dos patinetes tem impacto positivo no meio ambiente. Em oito meses de operação, foram evitadas 260 toneladas de emissão de CO₂ na atmosfera, contribuindo para a mobilidade sustentável na capital baiana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




