A cirurgia robótica tem transformado o tratamento de tumores urológicos, incluindo próstata, bexiga e rins, garantindo maior precisão, menor agressividade e recuperação acelerada. No Brasil, o número de plataformas robóticas cresceu de 51 em 2018 para cerca de 200 em 2025, acompanhando o aumento da incidência dessas neoplasias.
Avanço da cirurgia robótica no país
O crescimento da tecnologia acompanha dados do Ministério da Saúde, que estima 71,7 mil novos casos de câncer de próstata por ano no triênio 2023-2025, representando quase um terço de todos os tumores masculinos, excluindo os de pele não melanoma. O câncer de bexiga registra 11,3 mil diagnósticos anuais, e o câncer renal apresenta sete a dez casos por 100 mil habitantes ao ano.
Os urologistas Augusto Modesto e Breno Dauster destacam os benefícios da robótica, como remoção segura de tumores, preservação de nervos e vasos, redução de complicações e menor tempo de internação, promovendo melhor qualidade de vida aos pacientes.
Impactos na recuperação dos pacientes
O oncologista clínico Thiago Martins observa que pacientes submetidos à cirurgia robótica retornam rapidamente à condição pré-operatória, reduzindo o impacto físico e emocional para pacientes e familiares. O método apresenta menor sangramento, menos dor e retorno precoce às atividades.
VII Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia
Nos dias 3 e 4 de outubro de 2025, Salvador sediará o VII Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia, no Wish Hotel da Bahia, organizado pelo Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (GRUOBA). O evento contará com transmissão ao vivo de quatro cirurgias robóticas, incluindo prostatectomias e nefrectomias, diretamente do Hospital Aliança Star, da Rede D’Or.
Programação e inscrições
Além das cirurgias, o simpósio oferecerá módulos sobre câncer de próstata, rim e bexiga, debates sobre oncogenética e jornada do paciente, simpósios satélites e entrevistas em estúdio com especialistas. As inscrições estão disponíveis no site www.abmeducacaopermanente.org.br/eventos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




