Câmara Municipal de Salvador realiza sessão especial pelos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras

Evento integra mobilização para a 2ª Marcha, marcada para novembro de 2025, em Brasília.
Evento integra mobilização para a 2ª Marcha, marcada para novembro de 2025, em Brasília.

A Câmara Municipal de Salvador sediará, na próxima sexta-feira (12/09/2025), às 13h00, uma sessão especial em homenagem aos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras, proposta pela vereadora Eliete Paraguassu (PSOL). O encontro celebra o ato histórico de 2015, quando mais de 100 mil mulheres marcharam em Brasília contra o racismo, o sexismo, a violência e em defesa do Bem Viver.

Sessão marca reconhecimento histórico

Segundo Eliete Paraguassu, o objetivo é reconhecer a Marcha Nacional das Mulheres Negras de 2015 como um marco político e coletivo na luta pela garantia de direitos e pela organização popular.

“A Marcha foi e continua sendo um divisor de águas na história política do Brasil”, afirmou a parlamentar.

Mobilização para a 2ª Marcha em 2025

A sessão também integra o processo de mobilização para a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, convocada para o dia 25/11/2025, em Brasília, com previsão de reunir 1 milhão de mulheres de todo o país.

Lideranças e organizações confirmadas

O evento contará com a presença de lideranças do movimento de mulheres negras, como a socióloga Vilma Reis, a historiadora Valdecir Nascimento e as lideranças quilombolas Marizélia Lopes e Amanda Oliveira.

Representatividade acadêmica e institucional

Estão confirmadas ainda participações de Denize Ribeiro, pró-reitora de Políticas Afirmativas da UFRB, e Márcia Guena, professora da UNEB em Juazeiro, além de representações religiosas, como Ekedy Sinha, do Terreiro Casa Branca, e representantes de órgãos públicos.

Marco da luta das mulheres negras

A Marcha de 2015 é reconhecida como um movimento que ampliou o debate sobre racismo estrutural e políticas de equidade de gênero no Brasil. A sessão em Salvador busca fortalecer esse legado e reafirmar a luta por direitos.

Construção coletiva pelo Bem Viver

Para a vereadora Eliete, a mobilização das mulheres negras apresenta um projeto político para o país, baseado na justiça social, na valorização da vida e na defesa de políticas públicas que garantam dignidade e igualdade.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading