A Associação Fábrica Cultural encerrará na quinta-feira (31/07/2025) o contrato de gestão do Programa Artesanato da Bahia, executado desde 2019 em parceria com a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). A iniciativa promoveu ações voltadas à qualificação, promoção e comercialização do artesanato, com abrangência em diversos territórios do estado.
Atividades marcam encerramento do ciclo
Para marcar a conclusão da gestão, serão realizados dois encontros com artesãos e artesãs que participaram das formações ofertadas em julho. O primeiro ocorre nesta terça-feira (29/07/2025), na sede da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM), no distrito de Aratuípe. O segundo será promovido na quarta-feira (30/07/2025), na sede da Fábrica Cultural, em Salvador, com transmissão ao vivo pelo canal do programa no YouTube (@ArtesanatodaBahia).
Durante os eventos, será realizada a entrega de certificados a cerca de 100 participantes dos cursos de marketing digital, fotografia, portfólio, técnicas de vendas, precificação e biojoias com argila e piaçava.
Balanço da qualificação e formação técnica
Ao longo do contrato de gestão nº 024/2019, foram ofertadas 82 ações de capacitação (cursos, oficinas, workshops e painéis temáticos) em 15 municípios, contemplando 14 rotas e 14 territórios de identidade. As formações resultaram na emissão de 4.209 certificados, em atividades presenciais e online, por meio da Escola Virtual do Artesanato da Bahia (EVA). Lançada em outubro de 2022, a EVA oferece atualmente 11 cursos e consolidou-se como ferramenta estratégica de formação continuada.
Comercialização e geração de renda
No eixo de comercialização, o programa promoveu 79 feiras de artesanato em diferentes regiões do estado e em outros estados, beneficiando 1.291 artesãos e 146 associações, com 109.036 produtos expostos e 34.877 comercializados, gerando receita superior a R$ 1,4 milhão.
Também foram realizados 60 eventos de promoção e comercialização, que movimentaram aproximadamente R$ 250 mil. As rodadas de negócios reuniram 58 compradores de quatro estados (BA, SE, RJ e SP), com média de 38 artesãos beneficiados, e geraram mais de R$ 684 mil em negociações.
As lojas fixas e temporárias do Artesanato da Bahia também foram destaque no escoamento da produção artesanal, beneficiando 611 artesãos e 20 associações, com mais de 81 mil produtos comercializados e receita próxima a R$ 4 milhões.
Eventos e festivais
Durante a gestão, o programa realizou eventos de grande porte, como o Festival Nacional de Artesanato da Bahia (FENABA), com impacto econômico estimado em R$ 2 milhões em 2024, e o Festival da Cerâmica de Maragogipinho, que gerou R$ 1,1 milhão em duas edições (2023 e 2024). Nos festivais, também ocorreram ações para o reconhecimento dos oleiros e oleiras como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Visibilidade e comunicação
Entre 2019 e 2025, a comunicação digital do programa resultou em mais de 3.500 publicações nas redes sociais, alcançando 7,7 milhões de pessoas no Instagram, 4,9 milhões no Facebook e 1,6 milhão de impressões em stories. O canal do YouTube registrou 737 mil visualizações. A mídia espontânea gerou valor estimado em R$ 14 milhões, promovendo tanto o programa quanto os festivais realizados no período.
Escuta ativa e políticas públicas
Um dos marcos da gestão foi a adoção da escuta ativa como metodologia de desenvolvimento. Destaque para o plano de desenvolvimento do artesanato em Maragogipinho, criado para atender demandas da comunidade local, com foco no crescimento sustentável da produção artesanal.
O coordenador da Casa Artesanato da Bahia, Weslen Moreira, destacou a importância da parceria: “Essa parceria com a Fábrica Cultural foi importante para consolidar a marca Artesanato da Bahia, ampliando os horizontes do setor no estado.”
A diretora da Fábrica Cultural, Jaqueline Azevedo, também avaliou o encerramento do ciclo: “Cumprimos o que nos propusemos com essa política pública e deixamos um legado sólido. Seguimos fortalecendo essa política com responsabilidade e compromisso.”
Próximos passos
A partir de sexta-feira (01/08/2025), as ações de promoção, qualificação e comercialização do Programa Artesanato da Bahia passarão a ser executadas por três novas organizações selecionadas pelo Governo do Estado, mantendo a estrutura de políticas públicas voltadas ao setor artesanal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




