A movimentação econômica de Salvador apresentou crescimento de 8,3% em abril de 2025, na comparação com março, segundo o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), com dados ajustados sazonalmente. O resultado representa uma alta generalizada nas seis variáveis que compõem o indicador.
O maior destaque do período foi a carga portuária, com variação positiva de 18,7%, indicando crescimento nas operações logísticas do porto soteropolitano. Em seguida, houve aumento no número de passageiros de ônibus intermunicipais (7,9%), passageiros de ônibus urbanos (7,1%), venda de combustíveis (6,0%), movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (5,4%) e consumo de energia elétrica (0,9%).
Na comparação com abril de 2024, o IMEC-SSA mostrou crescimento de 3,4%, evidenciando tendência de recuperação da atividade econômica na capital baiana. Já no acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, o índice apresenta queda de 0,9%, influenciado por desempenhos negativos registrados no início do ano.
Considerando o período de 12 meses encerrado em abril de 2025, o indicador aponta crescimento acumulado de 3,4% frente aos 12 meses anteriores, demonstrando estabilidade no desempenho econômico em bases anuais.
O IMEC-SSA é um indicador sintético que mede a movimentação da atividade econômica de Salvador a partir de variáveis ligadas ao transporte, energia, comércio e serviços. Ele é utilizado para subsidiar análises conjunturais e estratégias de desenvolvimento econômico local.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




