O Banco do Nordeste (BNB) anunciou que ultrapassou R$ 1 bilhão em crédito contratado por meio do programa Acredita no Primeiro Passo, voltado à inclusão produtiva de empreendedores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O marco foi comemorado em evento realizado na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande.
Durante a cerimônia, foi renovado o acordo de cooperação entre o BNB e o governo do estado da Paraíba, voltado à identificação de clientes e qualificação para concessão de crédito. O programa é operacionalizado pelo Crediamigo, principal iniciativa de microcrédito produtivo orientado da instituição, com juros reduzidos a partir de 0,82% ao mês para beneficiários do CadÚnico.
Desde o lançamento, em 2024, o programa beneficiou mais de 112 mil clientes em toda a área de atuação do BNB, que abrange os nove estados do Nordeste, além de norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Cerca de 68% dos contratos foram firmados com mulheres, e o valor médio das operações é de R$ 9.190.
Na Bahia, o programa contabiliza 14.464 operações, com R$ 138 milhões em crédito concedido a 14.430 clientes. O estado é o segundo maior beneficiário da iniciativa, atrás apenas do Ceará, com valor médio de R$ 9.576 por contrato.
Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, o resultado comprova a efetividade da política pública:
“O Banco do Nordeste tem orgulho de ser o maior operador dessa iniciativa do governo federal. Em menos de um ano, superamos R$ 1 bilhão em crédito, promovendo inclusão produtiva, apoiando o empreendedor e movimentando a economia local.”
O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, do senador Veneziano Vital do Rego, do presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, entre outras autoridades.
Carreta BNB é apresentada como nova unidade móvel de atendimento
Durante a cerimônia, foi anunciada também a Carreta BNB – Unidade Móvel de Atendimento, que atuará como agência itinerante da instituição. O equipamento será utilizado nos principais eventos apoiados pelo Banco, oferecendo atendimento direto e orientação personalizada ao público.
De acordo com Paulo Câmara, a unidade móvel reforça a presença da instituição:
“A carreta amplia nossa capacidade de atuação, tornando o atendimento mais acessível e eficaz. É um equipamento versátil que fortalece a imagem institucional e nos aproxima ainda mais da população.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




