Especialistas da Finlândia e Alemanha participam de formação sobre educação midiática promovida pela SEC Bahia

Evento reúne 600 educadores da rede estadual e debate práticas pedagógicas digitais com foco em agências de notícias escolares.
Evento reúne 600 educadores da rede estadual e debate práticas pedagógicas digitais com foco em agências de notícias escolares.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou na terça-feira (10/06/2025) a formação “Educação digital e midiática: como montar uma agência de notícias na escola?”, reunindo cerca de 600 educadores da rede estadual. A atividade ocorreu até quarta-feira (11), com a presença de especialistas em educação midiática da Finlândia e Alemanha, países reconhecidos por boas práticas no setor.

A programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa com foco no novo componente curricular “Agência de Notícias”, que busca orientar o uso crítico, ético e responsável da informação no ambiente digital. Os temas abordados incluem desinformação, verificação de fatos, inteligência artificial e produção de conteúdos em diferentes linguagens, como audiovisual, podcast, fotografia e jornalismo.

A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destacou a relevância da pauta e a participação internacional: “A presença das delegações internacionais fortalece nosso trabalho. É uma pauta que empodera nossos estudantes e qualifica o uso da tecnologia nas escolas”.

A presença dos especialistas estrangeiros integra a Série de Eventos Taiex (Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A iniciativa visa promover debates sobre letramento digital, democracia e integridade da informação.

A delegação finlandesa contou com a participação de Leo Pekkala, diretor do Departamento de Educação Midiática e Audiovisual do Instituto Nacional de Audiovisual (KAVI); Johanna Kivimäki, conselheira do Consulado Geral da Finlândia; e Päivi Leppänen, da Agência Nacional de Educação (EDUFI). Já a delegação alemã foi representada por Hanna Ramezani, da Agência Federal para Educação Cívica.

Entre os representantes brasileiros estavam Manoel Calazans, assessor especial da SEC; David Almansa, diretor de Direitos Digitais e Educação em Mídia da Presidência da República; e Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social.

Durante o encontro, o professor Rubens de Souza, responsável pela Agência Atleta News, do Colégio Estadual de Tempo Integral em Ilhéus, destacou a importância do evento para o protagonismo estudantil. Segundo ele, a formação fortalece práticas já desenvolvidas e permite a ampliação da escuta e da ação pedagógica com a comunidade.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading