Estudantes da rede estadual da Bahia são finalistas no Prêmio Criativos: Escola + Natureza

Três projetos desenvolvidos por alunos baianos concorrem à premiação nacional promovida pelo Instituto Alana.
Três projetos desenvolvidos por alunos baianos concorrem à premiação nacional promovida pelo Instituto Alana.

Três projetos de estudantes da rede estadual de ensino da Bahia estão na final do Prêmio Criativos: Escola + Natureza, iniciativa do Instituto Alana, que reconhece práticas educativas alinhadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Os finalistas são alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva, em Sítio do Quinto; do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, em Salvador; e do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, em Mutuípe.

Além dos projetos finalistas, a Bahia teve 20 iniciativas reconhecidas com menção honrosa, sendo 17 no bioma Caatinga e 3 na Mata Atlântica, o que reforça o engajamento da rede estadual nas pautas ambientais.

Projetos finalistas representam biomas da Bahia

No bioma Caatinga, o projeto finalista é o “Observatório Socioambiental – SOS Sertão”, do Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva, em Sítio do Quinto. A proposta desenvolvida pelos estudantes Davyd Ryan de Oliveira, Gabriela Santos, Renatta Oliveira, Christian Ribeiro, Welbert Santana, Isabela Santa Rosa e Enzo Gonçalves busca monitorar e propor soluções para os impactos ambientais locais.

A iniciação científica é uma grande porta que se abre”, afirmou o estudante Davyd Ryan, ao comentar a experiência no desenvolvimento do projeto.

Na Mata Atlântica, dois projetos foram selecionados. O primeiro é do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, em Salvador, que, em parceria com o SENAI CIMATEC, desenvolveu o “Sistema de filtragem para tratamento de água à base de carvão ativado da casca de coco”, voltado para soluções sustentáveis no reaproveitamento de resíduos.

O segundo projeto da Mata Atlântica é o “O potencial sustentável do mel de cacau como alternativa ecológica para o controle de ervas daninhas”, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, em Mutuípe. O grupo é formado pelos estudantes João Pedro Ferreira Santos, Eduardo Sousa Pereira, Nicolle de Jesus Nascimento, Mariana Aparecida Argolo Mota e Maria Gabriela Rocha Santos.

Esse projeto mudou a forma como vejo a ciência”, declarou o estudante João Pedro Ferreira Santos, destacando o impacto da experiência educacional.

Premiação e resultados

O anúncio dos seis projetos vencedores ocorrerá no dia 5 de junho de 2025, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cada projeto selecionado receberá um prêmio de R$ 12 mil, além de uma viagem para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), no mês de novembro.

Reconhecimento da Bahia na educação ambiental

A participação da Bahia no Prêmio Criativos: Escola + Natureza demonstra a consolidação de práticas pedagógicas voltadas para a sustentabilidade, com projetos que integram ciência, tecnologia e conservação ambiental, refletindo o compromisso da rede pública estadual com a formação cidadã e ambiental dos estudantes.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading