Museu de Arte da Bahia inaugura duas exposições sobre território, fé e arte contemporânea

Programação começa nesta quarta-feira (28/05/2025) e aborda temas como identidade, espiritualidade e saúde.
Programação começa nesta quarta-feira (28/05/2025) e aborda temas como identidade, espiritualidade e saúde.

O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, inaugura nesta quarta-feira (28/05/2025) duas exposições que abordam temas relacionados a território, espiritualidade, identidade e saúde. As mostras são promovidas pelo MAB, instituição vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Exposição “Olhares e Territórios”

Com abertura marcada para quarta-feira (28/05/2025), às 18 horas, a exposição “Olhares e Territórios” faz parte da programação do 4º Colóquio de Fotografia da Bahia. A curadoria é assinada por Alejandra Muñoz, Ana Paula Albuquerque, Isabel Gouvêa, Junia Mortimer e Mauro Trindade.

A mostra reúne obras de 30 fotógrafos e fotógrafas de diferentes regiões do Brasil, selecionados por meio de convocatória pública. Os trabalhos exploram a relação entre imagem e território, abordando desde paisagens tradicionais até temas contemporâneos como:

  • Desastres ambientais.

  • Disputas simbólicas.

  • Representatividade social.

  • Rumos políticos do Sul Global.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 29/06/2025.

Exposição “Biografias Transfiguradas”

Na sexta-feira (30/05/2025), às 17h, o MAB inaugura a exposição “Biografias Transfiguradas”, que homenageia D. Luigi Maria Verzé, sacerdote e médico italiano, fundador do Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária.

A mostra apresenta a trajetória de D. Luigi Maria Verzé, associada à produção artística do médico e artista Tripoli Gaudenzi, e reflete sobre a integração entre arte, medicina e espiritualidade como instrumentos de transformação social e humana.

Durante a abertura, será lançada também a biografia oficial de D. Luigi, destacando seu papel na promoção do cuidado integral à saúde, especialmente entre populações em situação de vulnerabilidade. A exposição segue até o dia 22/06/2025.

Acesso e visitação

As duas exposições são abertas ao público e podem ser visitadas na sede do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, Salvador, durante o período de funcionamento da instituição.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading