A Bahia recebe, entre os dias 27 e 30 de maio de 2025, o seminário internacional “Governança e Redes Integradas de Atenção à Saúde em Países Federativos e Descentralizados”, com a participação de pesquisadores, gestores e representantes da sociedade civil de 12 países, incluindo Brasil, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, México, Peru, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha e Itália.
O objetivo do evento é analisar experiências internacionais de governança regional em sistemas de saúde, destacando os mecanismos de governança multinível — nacional e subnacional — e seus impactos na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde, além de identificar desafios e fatores que favorecem o acesso universal aos serviços de saúde.
O seminário ocorre em duas etapas. A primeira é realizada nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), no Hotel Wish Bahia, bairro do Campo Grande, em Salvador, com início às 9h. Nesse período, serão realizadas apresentações das experiências dos países participantes, além de debates sobre o marco conceitual das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS) e discussões em plenária.
A segunda etapa será na quinta-feira (29/05/2025), a partir das 9h, no auditório Lúcia Alencar, na sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Esta fase inclui uma oficina de consolidação das experiências compartilhadas e debates sobre os modelos de governança nacional e subnacional na América do Sul.
O encerramento das atividades ocorre na sexta-feira (30/05/2025) com visitas técnicas ao Hospital Estadual Mont Serrat — unidade de cuidados paliativos, à Policlínica de Saúde de Narandiba e à Central de Comando e Controle da Sesab, que integra os serviços de monitoramento e gestão da saúde pública na Bahia.
O seminário é organizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além da participação do Ministério da Saúde do Brasil e de entidades representativas da gestão e do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




