A hérnia de disco é uma condição caracterizada pelo deslocamento dos discos intervertebrais, que comprimem as raízes nervosas da coluna. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, a doença foi a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2023 e 2024. No Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) gerida pelo Einstein, são realizadas, em média, 50 cirurgias mensais para tratar essa condição.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 5,4 milhões de brasileiros sofrem desse problema, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que oito em cada dez pessoas enfrentarão o distúrbio em algum momento da vida. Os principais fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, excesso de exercícios sem descanso adequado, traumas na coluna, má postura e predisposição genética.
“Esse alto número de casos reflete o estilo de vida moderno, caracterizado pelo sedentarismo e pelo envelhecimento da população. Isso evidencia a necessidade urgente de um trabalho preventivo, que envolva a promoção de hábitos saudáveis”, afirma Niklas Söderberg, gerente médico do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia.
Sintomas
Os principais sintomas da hérnia de disco incluem dor na coluna, que pode variar de leve a incapacitante. Outros sinais envolvem parestesia (formigamento), diminuição da força muscular e sensação de travamento. A dor pode irradiar para os braços e pernas e, em alguns casos, o distúrbio pode ser assintomático.
Tratamento
O tratamento inicial inclui fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Casos mais graves podem exigir cirurgia, indicada quando há danos neurológicos e falha nos tratamentos convencionais. O procedimento consiste na remoção da parte do disco que está comprimindo os nervos.
“A cirurgia de hérnia de disco é a última opção, utilizada apenas quando a dor afeta significativamente a qualidade de vida do paciente”, explica Niklas Söderberg.
Prevenção
Medidas preventivas ajudam a evitar a hérnia de disco. Recomenda-se:
- Praticar atividades físicas regularmente, focando no fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna;
- Manter uma alimentação equilibrada para controle de peso;
- Evitar carregar peso excessivo;
- Reduzir o uso de salto alto;
- Adotar o hábito de caminhar regularmente, inclusive no ambiente de trabalho.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 04/03/2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é uma unidade do Governo do Estado da Bahia, administrada pelo Einstein. Localizado em Salvador, a instituição possui 212 leitos e estrutura moderna para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica. Dispõe de 13 salas cirúrgicas, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e fisioterapia aquática.
O Einstein, fundado em 1955, é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e responsabilidade social, trabalhando para ampliar o acesso à saúde no Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




