Festival SiribAção promove valorização da cultura popular no município de Conde-BA até 12 de abril

Festival SiribAção promove valorização da cultura popular no município de Conde-BA até 12 de abril.
Evento gratuito reúne Mestres, Mestras, grupos culturais e artistas de diversas regiões do Brasil em atividades formativas e apresentações abertas à comunidade.

O município do Conde-BA, localizado no Litoral Norte da Bahia, sedia até a sexta-feira (12/04/2025) a nova edição do Festival SiribAção – Valorização e Celebração das Artes e Saberes do Conde, iniciativa que integra atividades culturais, oficinas formativas e manifestações populares. A programação, iniciada na terça-feira (01/04/2025), contempla 12 comunidades locais e envolve mais de 300 crianças, jovens e famílias, em ações realizadas no espaço escolar e em áreas comunitárias.

Com caráter anual e realizado desde 2016, o Festival SiribAção é promovido pela Associação Siribeira, entidade com 20 anos de atuação no município. A proposta do evento é fortalecer os saberes tradicionais, por meio da formação artística e da difusão da cultura popular, reunindo nomes representativos das culturas afro-brasileiras e expressões tradicionais do país. As ações incluem oficinas, vivências, rodas de diálogo, apresentações e cortejos culturais, além da presença de artistas e coletivos de diferentes regiões.

Atividades abrangem múltiplas expressões culturais

A programação do SiribAção inclui oficinas de Capoeira, Dança Afro, Jongo, Hip Hop, Samba de Roda, Grafite, Amarração de Turbantes, Contação de Histórias, Criação de Bonecas Abayomis, Desenho, Pintura e Lettering. As atividades são conduzidas por artistas e educadores reconhecidos em suas áreas, como Mestra Claudinha Kastrup, Mestra Japa (RJ), Mestre Paulão, Mestre Bida e Mestre Cléber (Brasília), Mestre Soneca (Recife), Professor Victor Paes (RN), Eduane Rudhá (Salvador), Mestre Xalatão, Contramestre Salin e Mestre Léo Pivete.

Entre os grupos participantes estão o Samba de Roda e Chegança Feminina de Arembepe e o Samba de Roda da Barquinha, de Bom Jesus dos Pobres, além de projetos como os Palhaços da Rio Vermelho, o Projeto Tamar e o Laboratório de Popularização das Ciências Físicas (LaPoCFis), da Universidade Estadual de Feira de Santana. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

Programação culmina com cortejo cultural e festa de encerramento

Os momentos centrais do festival ocorrem nos dias quinta-feira (11/04/2025) e sexta-feira (12/04/2025). No dia 11, acontece a Caminhada Cultural, que percorrerá cerca de 2 km entre comunidades do município, com a presença de grupos culturais e participantes das oficinas. No dia 12, a programação se encerra com uma apresentação no Barracão da Siribeira, localizado no distrito de Siribinha, espaço que passou por reformas para a realização do evento.

A metodologia do SiribAção é baseada na pedagogia do “aprender fazendo” e “fazer aprendendo”, conceito presente em diversas tradições afro-brasileiras, e visa promover a troca entre gerações, a escuta ativa e a experimentação artística. Segundo Mestre Careca (Roberto Ribeiro Câmara), fundador da Siribeira, o festival reafirma o compromisso da instituição com a valorização das culturas de base comunitária e o fortalecimento de laços entre mestres, educadores e a população local.

Estrutura institucional e financiamento

A realização do SiribAção é coordenada pela Associação Sócio Artístico Cultural e Ambiental do Conde – Siribeira, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Pan American Silver Brasil, da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia. A iniciativa conta ainda com parcerias da Prefeitura Municipal do Conde, da produtora Tráfego de Ideias e do Instituto IDI.

Desde 2004, a Associação Siribeira atua no município com ações voltadas à formação de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, suas atividades abrangem 12 localidades, beneficiando centenas de pessoas por meio de práticas artísticas, educativas e culturais. Com população estimada em 23.654 habitantes (IBGE/2022), o município do Conde tem como principais bases econômicas o turismo, a cultura do coco, a pesca e a pecuária.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading