O Governo do Estado da Bahia , por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) , inaugurou nesta quinta-feira (27/03/2025) uma nova unidade da Sala Elas à Frente nana Estação Rodoviária do Metrô de Salvador . O espaço tem o objetivo de acolher e prestar assistência a mulheres vítimas de violência e importunação sexual , reforçando a implementação de políticas públicas voltadas à segurança e aos direitos das mulheres.
A faz iniciativa parte do Programa Especial Elas à Frente , coordenado pela SPM , com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Detran, CCR Metrô e Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB) . O metrô de Salvador já conta com outra unidade da sala na Estação Pirajá , que está em funcionamento desde 2023.
Acolhimento e políticas públicas para mulheres
À secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore , destacou a relevância da sala para o atendimento às mulheres que utilizam o transporte público. “Milhares de mulheres circulam pelo metrô diariamente, e este espaço foi criado para oferecer acolhimento, apoio e orientações sobre direitos e autonomia econômica” , afirmou.
A secretária da Sedur, Jusmari Oliveira , ressaltou a importância da integração entre os órgãos responsáveis pelo sistema metroviário para fortalecer as políticas públicas externas às mulheres. “O metrô é o principal transporte de massa do estado, e esse compromisso reforça a necessidade de ampliar a assistência às mulheres” , disse.
Os usuários do metrô também confirmam a importância do espaço. A vendedora Paula Lucinete , que utiliza o sistema diariamente, acredita que a nova unidade pode encorajar mais mulheres a denunciarem casos de assédio e violência . “Muitas mulheres passam por importunação no transporte público e não denunciam. Esse espaço pode dar coragem para que mais vítimas se manifestem” , declarou.
Funcionamento e estrutura de atendimento
A Sala Elas à Frente da Estação Rodoviária do Metrô funcionará a partir de segunda-feira (31/03/2025), das 9h às 17h, às segundas e quartas-feiras . Já a Sala Elas à Frente da Estação Pirajá opera nos mesmos horários, às terças e quintas-feiras .
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar das áreas Jurídica e Psicossocial , que oferece orientações sobre prevenção e enfrentamento à violência de gênero . Os profissionais também prestam assistência a mulheres vítimas de assédio, importunação sexual e violência doméstica . No primeiro ano de funcionamento da unidade da Estação Pirajá , foram registrados 101 atendimentos , sendo 88 orientações e 13 encaminhamentos para a Casa da Mulher Brasileira .
Além do acolhimento individual, as salas promovem atividades do projeto Cuidar de Quem Cuida , incluindo formações, rodas de conversa e palestras sobre autonomia econômica e inclusão socioprodutiva das mulheres .
Expansão das Salas Elas à Frente
Além das unidades no metrô, as Salas Elas à Frente também foram instaladas no Bairro do Calabar, em Salvador , e estão previstas novas entregas dentro do projeto de requalificação dos Centros Sociais Urbanos (CSU) na capital. No interior do estado, os espaços já funcionam nos municípios de São Domingos e Cachoeira , em parceria com as prefeituras locais.
Um acordo de cooperação firmado entre a SPM e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) prevê a ampliação da iniciativa para os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em cidades de pequeno porte.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




