O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta quinta-feira (27/03/2025) uma série de iniciativas para impulsionar o turismo em Salvador, que celebra 476 anos no próximo sábado (29/03). Durante evento realizado no Hotel Wish, no bairro do Campo Grande, foram apresentados projetos voltados à modernização e profissionalização do setor turístico, incluindo a ampliação da conectividade aérea internacional e investimentos em infraestrutura.
A partir de abril, Salvador ganhará um voo direto para Buenos Aires, na Argentina, operado pela companhia Sky Airline, com duas frequências semanais. Além disso, a partir de junho, a Air Europa aumentará para quatro voos semanais a rota Madri-Salvador, marcando a primeira ampliação dessa conexão em 20 anos.
O secretário estadual de Turismo, Mauricio Bacelar, destacou a importância dessas medidas para fortalecer o turismo. “O Governo do Estado está investindo na ampliação da malha aérea e em outras iniciativas para consolidar Salvador como um dos principais destinos turísticos do Brasil”, afirmou Bacelar.
Investimentos em sinalização turística e capacitação
O evento também marcou o lançamento da segunda fase do projeto de Sinalização Turística de Salvador, viabilizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) com apoio do Ministério do Turismo. O investimento de R$ 2 milhões permitirá a instalação de novas placas informativas em regiões como o Subúrbio Ferroviário e a Orla da cidade, auxiliando visitantes e moradores.
Outro destaque foi a autorização para o início do projeto de capacitação para guias de turismo com foco no Afroturismo, que oferecerá 30 vagas para formação especializada sobre a influência da cultura africana na Bahia. As aulas ocorrerão de maio a agosto no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.
Capacitação de feirantes e lançamento do Guia dos Museus
Durante a cerimônia, foram entregues certificados a 30 feirantes dos mercados de São Joaquim e Paripe, que participaram de cursos de qualificação promovidos pela Setur-BA em parceria com o SENAC. As formações incluíram temas como boas práticas de higiene, atendimento ao cliente e empratamento da comida baiana.
Foi lançado também o Guia dos Museus de Salvador, com 10 mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente em pontos estratégicos da cidade. O material apresenta 40 museus e espaços culturais, oferecendo informações sobre história, arte e patrimônio cultural.
O vice-governador Geraldo Júnior reforçou a importância do turismo para a economia. “Antes de preparar Salvador para os turistas, precisamos garantir que ela esteja estruturada para os seus moradores. O turismo da Bahia é uma indústria em expansão, e essas ações garantem que o setor continue crescendo”, afirmou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




