Salvador é finalista do prêmio Smart City Expo Curitiba com projeto mulheres no volante

Salvador é finalista do prêmio Smart City Expo Curitiba com projeto mulheres no volante.
Projeto da Prefeitura de Salvador concorre na categoria "Equidade Social" e busca ampliar a participação feminina no setor de transporte.

A Prefeitura de Salvador, por meio do projeto Mulheres no Volante, foi anunciada como finalista na categoria “Equidade Social” do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2025. O projeto visa promover a inclusão e a autonomia das mulheres no trânsito, oferecendo capacitação e oportunidades de emprego para aumentar a participação feminina no setor de transporte e mobilidade urbana.

A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades e transformar desafios urbanos em soluções tecnológicas e sociais. A cerimônia de premiação ocorrerá nesta terça-feira (25/03/2025), em Curitiba (PR), onde os vencedores de cada categoria serão anunciados.

Concorrência e impacto
O projeto Mulheres no Volante se destaca por seu impacto direto na redução das desigualdades de gênero e pelo incentivo ao protagonismo feminino. Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, a iniciativa reforça o compromisso de Salvador com políticas públicas inclusivas.

Na mesma categoria, concorrem os projetos “Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade”, de Maceió (AL), e “Oficina do Nascer – Grupo de Educação em Saúde voltado para Gestantes e Parcerias”, de Nova Lima (MG). Em 2024, Salvador também esteve entre os finalistas do prêmio com o projeto “Salvador Capital Afro”, na categoria “Cidades Inteligentes”.

Histórico e resultados

Criado em 2022, o Mulheres no Volante oferece Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo sua atuação como mototaxistas, taxistas e condutoras do sistema BRT de Salvador. A iniciativa é uma parceria entre a SPMJ, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e os serviços Sest/Senat.

Desde o início do projeto, foram oferecidas 215 vagas, com 144 inscritas e 112 formadas com sucesso, representando uma taxa de conclusão de 78%. Para 2024/2025, foram disponibilizadas 150 vagas, das quais 50 já foram preenchidas. Atualmente, 47 mulheres seguem em formação, e duas já concluíram o curso.

Desafios e aprendizados

A experiência adquirida com o Mulheres no Volante permitiu identificar pontos de melhoria, como a ampliação do suporte às participantes, o fortalecimento de parcerias estratégicas e o combate a estereótipos de gênero no setor de transportes. A Prefeitura também estuda políticas de incentivo para expandir o projeto e aumentar seu alcance.

Sobre o prêmio

O Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, reunindo líderes, especialistas e autoridades para debater soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano. O prêmio reconhece iniciativas que impactam positivamente a sociedade, promovendo inclusão, inovação e sustentabilidade.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading