A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Salvador, cobrou transparência na gestão dos leilões de áreas públicas durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17/03/2025). O pronunciamento foi motivado pela anulação do leilão da área verde na encosta do Morro Ipiranga, localizada entre os bairros da Barra e Ondina.
A vereadora questionou a decisão da Prefeitura, ressaltando a falta de informações sobre o processo.
“O prefeito disse que a área não servia para nada e desafiou quem quisesse debater sua importância. Estranhamente, na última sexta-feira (14/03), ele anulou o leilão, que, segundo a própria Prefeitura, teria arrecadado R$ 14 milhões. O mais curioso é que já existe uma nova data marcada para o leilão, que ocorrerá em 15 dias, sem qualquer explicação sobre o motivo da anulação”, afirmou Aladilce.
A parlamentar destacou a necessidade de esclarecer quem arrematou a área e as razões que levaram à suspensão da venda.
“Precisamos saber quem comprou essa área. Se foi a empresa de transporte que já atua no local ou outro interessado. E, principalmente, por que o leilão foi anulado? Houve algum problema na documentação? Não seria o caso de dar mais prazo para concluir a negociação?”, questionou.
Debate sobre gestão de áreas verdes
A vereadora também propôs um debate ampliado sobre a gestão das áreas verdes, o meio ambiente e o planejamento urbano de Salvador. Durante sua fala, apresentou um levantamento sobre os leilões de terrenos públicos desafetados na cidade. Segundo ela, entre 2014 e 2025, foram realizados 117 leilões desse tipo.
De acordo com Aladilce, somente na gestão do ex-prefeito ACM Neto foram leiloados 200 mil metros quadrados em 62 processos, resultando em uma arrecadação aproximada de R$ 500 milhões.
“O pior é que não sabemos onde esse dinheiro foi aplicado”, criticou.
A parlamentar reforçou a necessidade de maior transparência e controle social sobre os leilões de áreas públicas em Salvador, defendendo medidas que garantam participação popular e maior publicidade sobre o destino dos recursos arrecadados.
*Com informações informações da Câmara Municipal de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




