Estudantes internacionais participam de intercâmbio cultural e turístico na Bahia

Estudantes internacionais participam de intercâmbio cultural e turístico na Bahia.
Programa de intercâmbio acadêmico promove aprendizado sobre a cultura baiana e turismo para estudantes de diversos países.

o Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, apresentou o potencial turístico da Bahia e as iniciativas da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para o desenvolvimento do setor a 17 estudantes de diferentes países. O evento foi realizado no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, em Salvador, e contou com a presença de estudantes do Instituto Lauder da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que participam de um mestrado em estudos internacionais. O grupo foi à Bahia com o objetivo de aprender sobre a influência africana na cultura brasileira e conhecer o legado histórico e cultural da região. A iniciativa faz parte de um programa de intercâmbio organizado em parceria com a Escola Brazil Cultural.

Intercâmbio acadêmico e turismo como estratégias de promoção internacional

Durante a palestra, Maurício Bacelar destacou os indicadores que comprovam a liderança da Bahia no turismo nacional e o crescimento do número de turistas internacionais que visitam o Nordeste do Brasil. “A vinda de vocês acontece no período em que o turismo baiano vive um momento histórico, onde as manifestações de matriz africana representam a essência do nosso povo. Essa troca também contribui para a promoção internacional do destino Bahia, por causa das experiências que vocês estão vivendo aqui e que, certamente, irão relatar a outras pessoas em seus respectivos países”, afirmou Bacelar.

A diretora do intercâmbio, Fernanda Guida, explicou que o principal objetivo do programa foi proporcionar aos estudantes uma compreensão mais aprofundada sobre a diáspora africana no Brasil. “Queríamos aprender mais sobre a diáspora africana no Brasil e não há lugar melhor para isso que Salvador e a Bahia. Claro que, junto com a base acadêmica, aprendemos muito sobre o turismo, nesse importante diálogo com o secretário”, destacou Guida.

Diversidade de estudantes e atividades culturais

O grupo de estudantes é formado por representantes de países como Estados Unidos, China, Japão, Índia, Líbano, Gana e Mali, entre outros. Durante a sua estadia em Salvador, os participantes do intercâmbio tiveram a oportunidade de se envolver em atividades culturais típicas da Bahia, como aulas de dança e percussão de matriz africana. Além disso, o grupo visitou universidades, museus, blocos afro e diversos pontos turísticos da cidade, como o Pelourinho, importante centro histórico e cultural de Salvador.

Ghassan Zughaib, de 28 anos, natural do Líbano, compartilhou sua experiência com entusiasmo: “É fenomenal estar aqui. Adorei a energia da cidade, que é contagiante. As pessoas são receptivas e me fizeram sentir o axé. A Bahia é realmente rica em cultura e belezas naturais, sem falar no espírito festivo. Quero voltar para conhecer o Carnaval”.

Atreyo Sinha, de 29 anos, vindo da Índia, relatou suas impressões sobre a cidade: “Salvador me lembrou um pouco alguns lugares da Índia, como Goa, também de herança portuguesa e com estilos de vida parecidos. Como gosto muito de água, meu atrativo favorito aqui foi o mar, além do Pelourinho, lugar que nunca esquecerei”.

A programação do intercâmbio inclui ainda visitas à Praia do Forte, localizada na Costa dos Coqueiros, onde os estudantes conheceram o Castelo Garcia d’Ávila e os projetos Tamar e Baleia Jubarte, que promovem a preservação ambiental e a proteção de espécies marinhas.

Conclusão

O programa de intercâmbio cultural e turístico tem se mostrado uma importante ferramenta para promover o turismo e o legado cultural da Bahia internacionalmente. As atividades e experiências vivenciadas pelos estudantes contribuíram para uma compreensão mais profunda da influência africana no Brasil e destacaram a Bahia como um destino turístico estratégico. A ação, realizada em parceria com a Escola Brazil Cultural, fortalece ainda mais a imagem da Bahia no cenário global.

Resumo

Estudantes de diversos países participaram, em Salvador, de um programa de intercâmbio cultural e turístico focado na influência africana no Brasil. O Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, apresentou o potencial turístico do estado, enquanto os visitantes participaram de atividades culturais e conheceram pontos turísticos importantes da cidade, como o Pelourinho e a Praia do Forte.

Meta-descrição

Estudantes do Instituto Lauder da Universidade da Pensilvânia participaram de um intercâmbio cultural e turístico em Salvador, conhecendo o legado da influência africana e o potencial turístico da Bahia. O programa promoveu a troca de experiências sobre turismo e cultura, com visitas a museus, universidades e pontos turísticos da cidade.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading