Durante a Semana do Consumidor, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) alerta os usuários sobre os riscos de golpes relacionados à emissão de segundas vias de contas de água. Golpistas utilizam páginas falsas na internet, que simulam o site oficial da empresa, induzindo os consumidores a efetuarem pagamentos indevidos para contas bancárias fraudulentas.
Segundo estudo divulgado pelo DataSenado no final de 2024, 24% dos brasileiros acima de 16 anos já foram vítimas de crimes cibernéticos, afetando mais de 40,8 milhões de pessoas. Entre os delitos mais comuns estão fraudes na internet, clonagem de cartão e invasão de contas bancárias.
“Os criminosos aprimoram constantemente seus métodos. A Embasa tem atuado na fiscalização e na remoção de sites falsos, além de denunciar os golpes às autoridades competentes. No entanto, os usuários devem redobrar a atenção e garantir que estão acessando os canais oficiais da empresa”, alerta João Ricardo Souza, gerente de relacionamento com os usuários da Embasa.
Como acessar os canais oficiais
Para evitar fraudes, a Embasa recomenda que os consumidores utilizem exclusivamente os seguintes canais para obter a segunda via da conta de água:
- Teleatendimento: 0800 0555 195
- Atendimento Virtual: atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
- WhatsApp: (71) 99717-0999
- SAC Digital: sacdigital.ba.gov.br
A Embasa reforça que os sites oficiais sempre contêm a extensão ba.gov.br. O consumidor deve desconfiar de domínios diferentes ou com erros na grafia. Outra orientação é verificar a qualidade dos textos e imagens dos canais de atendimento, pois fraudes frequentemente apresentam falhas na formatação e na linguagem.
Cuidados ao efetuar pagamentos
Antes de confirmar um pagamento via Pix, é essencial conferir o CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) e a fonte pagadora, que deve ser o BCO Citibank S.A. No caso do código de barras, os primeiros números devem ser sempre 82.
Os usuários também podem optar pelo pagamento via cartão de crédito pelo Atendimento Virtual, necessitando de login com senha. Em caso de suspeita de golpe, o cliente deve interromper imediatamente o pagamento e contatar a Embasa pelos canais oficiais para registrar a ocorrência.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




