Jovens de diversos países participam do curso BRICS+ na Bahia com experiência turística

Jovens de diversos países participam do curso BRICS+ na Bahia com experiência turística.
Iniciativa da Universidade Federal da Bahia promove intercâmbio acadêmico e visitas culturais para aprofundamento sobre o papel do BRICS+ no cenário global.(Foto: Tatiana Azeviche).

Vinte e cinco jovens brasileiros e estrangeiros estão em Salvador para participar da primeira turma do curso BRICS+ Summer School (Escola de Verão), promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A programação inclui aulas sobre economia, política e sustentabilidade, além de experiências culturais e visitas a pontos históricos da capital baiana.

O curso teve início na segunda-feira (10/03/2025), no Salão dos Conselhos da Reitoria da UFBA, no bairro do Canela, e ocorrerá ao longo de 20 dias. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias sobre o BRICS+, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros países emergentes. O Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo em 2025, conduzindo as discussões sobre política externa e desenvolvimento global.

De acordo com Jonnas Vasconcelos, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da UFBA sobre o BRICS+, as atividades acadêmicas são integradas a experiências locais. “Os conteúdos também serão abordados nos equipamentos culturais de Salvador. O apoio da Setur-BA foi essencial para proporcionar aos alunos uma vivência ampla. O intercâmbio acontece não apenas em sala de aula, mas também na interação com a cidade e seus habitantes”, explicou.

A chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a relevância do evento para a divulgação turística da Bahia. “Essa é também uma oportunidade para promover Salvador como destino turístico. Organizamos visitas guiadas pelo Centro Histórico, proporcionando uma imersão na arquitetura e cultura local. Além disso, os participantes terão acesso a informações sobre a liderança da Bahia no turismo nacional“, afirmou durante a aula inaugural.

Entre os alunos do curso está Maria Clara Tavino, de 26 anos, bacharel em relações internacionais, natural de Minas Gerais. Ela afirmou que deseja explorar a cidade além do programa acadêmico. “Visitei a Bahia ainda na infância, então é como se fosse minha primeira vez. Estou planejando passeios com colegas para conhecer melhor Salvador, e incluir alguma praia no roteiro é indispensável”, comentou.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading