O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (05/03/2025) a inversão dos dias do Fuzuê e do Furdunço a partir de 2026. A decisão foi comunicada durante a coletiva de balanço do Carnaval 2025, que também destacou a presença de 1,2 milhão de turistas e um impacto econômico de R$ 1,8 bilhão na cidade.
Atualmente, o Fuzuê acontece no sábado que antecede o Carnaval, enquanto o Furdunço ocorre no domingo. A partir do próximo ano, essa ordem será invertida. Segundo o prefeito, a alteração atende a pedidos do público, que busca aproveitar o evento de maior duração no sábado, sem preocupação com o trabalho na segunda-feira.
Carnaval 2025: recorde mundial e movimentação econômica
A edição de 2025 do Carnaval de Salvador foi reconhecida pelo Guinness World Records como o maior carnaval de trio elétrico do mundo. O certificado foi entregue ao prefeito durante a apresentação da cantora Ivete Sangalo, na terça-feira (04/03/2025), no Campo Grande. A cidade registrou 1.124 atrações musicais e 2.630 horas de música, sendo 603 atrações nos circuitos oficiais e 521 em bairros e espaços alternativos.
O prefeito ressaltou que o fluxo de turistas e a programação extensa impulsionaram o setor de serviços, gerando um impacto de R$ 1,8 bilhão na economia local. “Isso ajuda a lotar os nossos hotéis, bares e restaurantes, além de garantir arrecadação tributária para investimentos da Prefeitura”, afirmou Bruno Reis.
Empregos e serviços durante o Carnaval
Durante o período festivo, foram gerados aproximadamente 250 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, 4.300 ambulantes foram credenciados para atuar nos circuitos, o que representou cerca de 15 mil trabalhadores envolvidos.
Na saúde, a gestão municipal registrou que 96% dos atendimentos foram resolvidos nos postos de saúde instalados nos circuitos, enquanto apenas 2% necessitaram de transferência para unidades hospitalares. Também houve redução de mais de 50% nos índices de ocorrências de segurança.
Resgate do Carnaval no Centro de Salvador
Nos últimos anos, a Prefeitura intensificou a revitalização do Carnaval no Circuito Osmar (Campo Grande). Em 2025, a programação nesse circuito contou com 214 atrações e 584 horas de música, superando o Circuito Dodô (Barra-Ondina), que teve 119 atrações e 501 horas de música.
O prefeito ressaltou que essa reorganização permitiu uma distribuição mais equilibrada dos foliões e aprimorou a prestação de serviços. “Conseguimos, de uma vez por todas, consolidar a importância do Carnaval do Centro na programação da cidade”, afirmou.
Sustentabilidade e infraestrutura
A edição de 2025 também teve avanços em sustentabilidade e infraestrutura. Foram 2,6 mil catadores autônomos e 400 cooperativados atuando na coleta de materiais recicláveis, com mais de 10 mil refeições distribuídas a esses trabalhadores. Além disso, 13 camarotes receberam o selo de sustentabilidade por boas práticas ambientais.
A mobilidade também teve destaque, com o aumento no uso do BRT e redução dos acidentes de trânsito durante o Carnaval.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




