Hemoba promove campanha com artistas do axé para incentivar doação de sangue em Salvador

Hemoba promove campanha com artistas do axé para incentivar doação de sangue em Salvador.
Ação com participação de artistas busca reforçar os estoques de sangue para o período do Carnaval e mobilizar a população para a doação.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizou, na manhã desta terça-feira (25/02/2025), uma campanha especial para incentivar a doação de sangue, contando com a participação de artistas do axé music. A iniciativa, intitulada Axé que Salva Vidas, celebra os 40 anos do gênero musical e tem como objetivo aumentar os estoques de sangue antes do Carnaval. Estiveram presentes os cantores Tonho Matéria, Viny Brasil e Marcionílio Prado, além do Rei Momo de Salvador, Hudson Marcello.

A campanha também inclui a divulgação de vídeos nas redes sociais da Hemoba, com a participação de diversos artistas do axé, como Carlinhos Brown, Carla Visi, Beto Jamaica, Marinez, Durval Lelys, Jorge Zárath, Lazzo, Sarajane e Tuca Fernandes. O cantor Tonho Matéria, responsável pelo jingle da campanha, ressaltou a importância da mobilização: “Não é apenas ir para a avenida pular, mas também vir doar, convocar amigos, para que possamos atender a necessidade da Hemoba”.

O cantor Viny Brasil enfatizou o papel social dos artistas: “O artista, além de levar alegria para as pessoas, tem que levar também a responsabilidade social. E doar sangue é uma demonstração de respeito ao próximo”. O Rei Momo Hudson Marcello destacou a relevância do ato: “Este é um Carnaval de paz, amor e solidariedade, e a doação de sangue faz parte desse espírito”.

O diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, agradeceu o apoio dos artistas e reforçou o chamado à população: “Antes de irem para a folia, convidamos todos a doarem sangue para manter os estoques adequados e garantir o atendimento nos hospitais”. O período que antecede o Carnaval é marcado por uma redução no número de doações, devido às viagens e festividades, enquanto a demanda por hemocomponentes permanece elevada.

Horários de atendimento durante o Carnaval

Em Salvador, na sexta-feira (28/02), a sede da Hemoba atenderá das 7h às 18h. A coleta itinerante no Shopping Bela Vista funcionará das 9h às 18h, e o Hemóvel no Salvador Shopping, das 8h às 17h. No sábado (01/03), o Hemocentro atenderá das 7h às 16:30h, e a coleta itinerante no Shopping Bela Vista ocorrerá das 9h às 18h. No domingo (02/03), não haverá atendimento.

Na segunda-feira (03/03), a sede da Hemoba funcionará das 7h às 18h, e a coleta itinerante no Shopping Bela Vista, das 12h às 18h. Na terça-feira (04/03), o atendimento será realizado apenas na sede, das 7h às 16:30h.

Na Quarta-feira de Cinzas (05/03), o atendimento em Salvador será retomado a partir das 13h, com a sede funcionando até as 18:30h, o Hospital Roberto Santos até as 17h, o Hospital do Subúrbio até as 16:30h, a coleta itinerante no Shopping Bela Vista até as 18h, e o Hemóvel no Salvador Shopping até as 17h.

No interior da Bahia, na sexta-feira (28/02), todas as unidades funcionarão normalmente. No sábado (01/03), haverá atendimento em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Na segunda-feira (03/03), todas as unidades operarão em horário habitual, enquanto na terça-feira (04/03) permanecerão fechadas. Na Quarta-feira de Cinzas (05/03), o atendimento será retomado a partir das 13h, exceto na unidade de Valença, que permanecerá fechada.

Critérios para doação

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 50 kg e boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. O voluntário não pode estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. É necessário apresentar um documento oficial com foto.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading