Projeto Agô Bahia participa da Lavagem de Itapuã e reforça tradição popular

Projeto Agô Bahia participa da Lavagem de Itapuã e reforça tradição popular.
Celebração reúne cortejo de baianas, manifestações culturais e iniciativas de valorização da cultura afro-brasileira.

A tradicional Lavagem de Itapuã completou 120 anos nesta quinta-feira (20/02/2025), reunindo fiéis, turistas e integrantes de grupos culturais em um evento que mescla fé, cultura e ancestralidade. A celebração teve início na madrugada, com a apresentação do Bando Anunciador, seguida pela alvorada de fogos de artifício e o cortejo das baianas, que conduziram jarros de água de cheiro até as escadarias da Igreja de Nossa Senhora de Itapuã. A tradição, que começou com pescadores devotos da mãe de Jesus, foi incorporada por adeptos do candomblé como homenagem a Iemanjá.

Com apoio do Governo do Estado da Bahia, a Secretaria de Turismo (Setur-BA) levou à festa o projeto Agô Bahia, que atua na valorização das religiões de matriz africana e na promoção do afroturismo. A iniciativa contou com a participação de baianas estilizadas, grupos percussivos e agentes de informações turísticas, que interagiram com os participantes e destacaram a importância da preservação das manifestações populares.

“A Lavagem de Itapuã representa o sincretismo religioso baiano e tem grande apelo turístico. O projeto Agô Bahia foi criado para fortalecer eventos como esse, que expressam a diversidade e a identidade do nosso povo”, afirmou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, que acompanhou o cortejo ao lado do vice-governador Geraldo Júnior e de outros representantes do governo estadual.

A celebração seguiu com o desfile de blocos e grupos culturais da região, incluindo as Ganhadeiras de Itapuã e a Baleia Rosa do Amor, que animaram os participantes. “É minha primeira vez em uma festa de rua na Bahia. Estou achando tudo muito bonito e diferente. No Rio de Janeiro não há nada parecido”, relatou a universitária carioca Laisa Santana.

Para Raimundo Bujão, um dos coordenadores da Lavagem, a presença do Agô Bahia fortalece o reconhecimento do evento. “O apoio da Setur-BA tem sido fundamental para ampliar a visibilidade da Lavagem de Itapuã e valorizar sua autenticidade, construída pela comunidade ao longo dos anos”, destacou.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading