Último navio de cruzeiro de 2024 traz milhares de turistas à capital baiana

Último navio de cruzeiro de 2024 traz milhares de turistas à capital baiana.
MSC Grandiosa encerra temporada com seis mil passageiros, fortalecendo o turismo e movimentando a economia do estado. (Foto: Tatiana Azeviche).

Neste domingo (29/12/2024), o MSC Grandiosa, maior navio de cruzeiro da temporada, encerrou as atividades de 2024 ao atracar no Porto de Salvador com quase seis mil passageiros. A recepção organizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) contou com baianas em trajes tradicionais, percussionistas e bailarinos do bloco afro Muzenza, promovendo um receptivo especial para os turistas.

Entre os visitantes, a gaúcha Raquel Bravo destacou a energia do acolhimento. “Eu adoro a Bahia! Esse receptivo é tão lindo que fiquei até arrepiada. A música e as baianas têm uma energia contagiante”, disse. Em sua segunda visita à capital, a advogada planeja explorar o Centro Histórico e a Igreja do Bonfim antes de retornar em abril para conhecer Morro de São Paulo.

O peruano Alexander Tocas também elogiou a recepção. Ao desembarcar, foi recebido com fitinhas do Senhor do Bonfim e aproveitou para registrar o momento. “É a minha primeira vez aqui e vou conhecer pontos turísticos que ficam próximos daqui, como o Elevador Lacerda. Pretendo voltar em outra ocasião para conhecer mais as maravilhas da Bahia”, afirmou. Residente em Santa Catarina há seis anos, ele destacou a expectativa de explorar mais a região em visitas futuras.

Impactos do Turismo de Cruzeiros

A temporada de cruzeiros 2024/2025, iniciada em novembro, prevê a chegada de 300 mil passageiros, com estimativa de movimentar cerca de 30 milhões de dólares na economia baiana. Os Portos de Salvador e Ilhéus serão os principais pontos de atracação, enquanto Porto Seguro, Itacaré e Cairu também receberão navios, fortalecendo o turismo no litoral do estado.

Durante o verão, a Bahia aguarda mais de nove milhões de visitantes, consolidando-se como um dos destinos mais procurados do país. Segundo Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, os cruzeiros desempenham um papel fundamental no turismo local. “Com pouco tempo para permanecer nos destinos, os cruzeiristas sentem vontade de voltar para conhecer melhor os nossos atrativos. Além disso, a capital baiana se tornou porto de embarque, o que também dinamiza meios de hospedagem, bares, restaurantes, sistema de transporte e o comércio”, explicou Bacelar.

Próximos Navios

O primeiro navio de 2025, o MSC Orchestra, atracará em Salvador na próxima quinta-feira (02/01/2025), trazendo até 2.550 passageiros. A embarcação inaugura o novo ano com mais oportunidades para o setor turístico e a economia da região.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading