LUI apresenta show PARAÍSO e lança projeto musical ARREPIO no Pelourinho

LUI apresenta show PARAÍSO e lança projeto musical ARREPIO no Pelourinho.
O cantor baiano LUI realiza show PARAÍSO na Praça Quincas Berro D’água, em Salvador, no próximo dia 20 de dezembro. O evento marca o lançamento do projeto musical ARREPIO, com a exibição de um videoclipe expandido de samba ancestral.

O cantor e compositor baiano LUI, originário de Alagoinhas e com mais de duas décadas de experiências artísticas em Salvador, apresenta no dia 20 de dezembro o show PARAÍSO. O evento ocorrerá na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, a partir das 19h, com entrada gratuita. O show marca também o lançamento do projeto ARREPIO, que combina música e audiovisual em uma obra com cinco canções inéditas de samba ancestral.

ARREPIO é um videoclipe expandido, definido por LUI como um curta-metragem que aborda a relação entre fé e força de uma pessoa com as divindades das religiões de matriz africana. Segundo o artista, o projeto traduz a ideia de um tempo espiralar, conectando passado, presente e futuro. A narrativa acompanha diferentes fases da vida de uma pessoa, representadas por uma criança, um jovem, um adulto, um maduro e um idoso, unidos por um baú de encantarias ancestrais, descrito como um presente dos orixás. “É uma forma de conectar as gerações e destacar a importância das memórias ancestrais”, explica LUI.

O videoclipe, que será disponibilizado no canal oficial de LUI no YouTube, foi gravado em três localidades: o Parque São Bartolomeu, em Salvador; o Ilê Asè Idà Omí, em Dias D’Ávila; e a comunidade de Quingoma, em Lauro de Freitas. As canções que compõem o projeto incluem “Silêncio é Ebó”, “Poucas Palavras” (com participação de Vânia Abreu), “Peito Aberto”, “Efó” (com Roberto Mendes) e “Cala Boca, Xiu” (com As Ganhadeiras de Itapuã). A direção artística ficou a cargo de Fred Soares, com direção musical de Theo Silva e direção de movimento de Leandro de Oliveira.

ARREPIO também inaugura o caminho para o próximo álbum de LUI, intitulado PRESENTE, previsto para o primeiro semestre de 2025. O artista, que também atua como compositor e produtor cultural, destaca que o samba representa seu lugar de pertencimento ancestral. “É uma experiência que envolve a minha subjetividade religiosa e o meu processo de iniciação no candomblé. O samba é o ritmo que traduz minha caminhada e as mensagens que desejo ecoar”, afirma.

Desde 2020, LUI tem investido de forma independente em sua carreira musical, explorando diversos estilos e temáticas ligadas às culturas afrodiaspóricas. Com canções como “Comigo Ninguém Pode”, “Positivo” e “Sambixa”, ele busca unir política, religiosidade e arte em suas produções. O projeto ARREPIO, contemplado pelo edital SalCine, foi financiado por recursos da Fundação Gregório de Mattos e pela Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Prefeitura de Salvador e o Ministério da Cultura.

Antes do lançamento oficial, LUI realizou exibições do videoclipe em instituições sociais, escolas e grupos artísticos. “Queremos envolver o público no processo criativo, permitindo que ele participe desse movimento artístico”, explica o cantor.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading