Faltando um mês para a 15ª edição, Feira Baiana da Agricultura Familiar e economia solidária promete movimentar Salvador

Faltando um mês para a 15ª edição, Feira Baiana da Agricultura Familiar e economia solidária promete movimentar Salvador.
A 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária reunirá produtos de diversas organizações, como a Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), que traz itens produzidos em territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano.

Com a aproximação da 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, as organizações produtivas da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e empreendimentos da economia solidária de todo o estado da Bahia intensificam os preparativos para o evento, que ocorrerá na quarta-feira (11/12/2024) a domingo (15/12), no Parque Costa Azul, em Salvador. A feira, que já é um evento consolidado no calendário da capital baiana, reunirá produtores de todos os 27 territórios de identidade da Bahia, destacando o que há de melhor na produção local e regional.

A 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento é uma vitrine para a produção de itens agrícolas, artesanais e alimentícios de diversas regiões baianas, e tem o objetivo de promover e fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária no estado.

Uma das organizações que marcará presença nesta edição da feira é a Associação dos Jovens Remanescente Quilombolas da Bahia (Ajarquiba), com sede no município de Esplanada, no território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. A Ajarquiba trabalha com a apicultura e meliponicultura, e através do Empório Ajarquiba, irá expor e comercializar produtos como própolis, hidromel, mel com pimenta, cerveja de mel, compostos de mel e própolis com alho, agrião, hortelã, coquinho crocante, trufas, vinagre de mel, sabonetes e velas, entre outros. O evento será uma oportunidade para que a associação, formada majoritariamente por mulheres e jovens, possa apresentar sua produção ao público da capital e ampliar suas perspectivas de mercado.

O gestor da Ajarquiba, Elício dos Santos Neves, destaca a importância da Feira como uma vitrine para a agricultura familiar. “É um momento importante para cada agricultor e cada entidade mostrar os produtos que desenvolvemos com tanto amor. Além disso, é uma oportunidade de representar outras entidades e fortalecer a nossa rede”, comenta Elício, que reforça o convite para que todos participem do evento, que marcará o 15º aniversário da feira.

A Ajarquiba já foi beneficiada por iniciativas do Governo do Estado, como a entrega de kits apícolas, melgueiras e colmeias, viabilizadas por emendas parlamentares e parcerias com a CAR e o Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano. Esses investimentos têm contribuído para a melhoria da produção da associação e ampliado as possibilidades de crescimento para seus associados.

A 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária também contará com outras atividades e espaços, como a Feira Nordestina – Sabores e Tradições do Nordeste, a 2ª Feira Agroecológica da Bahia, Tenda Economia Solidária, Tenda do Turismo Rural e uma Praça Gastronômica, além de uma extensa programação cultural. O evento se configura como uma oportunidade única para o público da capital baiana se conectar com as raízes do rural baiano, valorizar a produção local e apoiar os produtores da agricultura familiar e da economia solidária.

Entre os principais objetivos da Feira, destaca-se o de reunir, de forma qualificada, os resultados das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a produção de alimentos saudáveis nos diversos sistemas produtivos da Bahia, como apicultura, meliponicultura, bovinocultura de leite, mandiocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, entre outros. O evento tem se consolidado como um importante ponto de encontro entre produtores, consumidores e gestores públicos, impulsionando o desenvolvimento rural e fomentando a economia local.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading