Afro Fashion Day celebra dez edições em Salvador com ênfase na moda e música negra

Afro Fashion Day celebra dez edições em Salvador com ênfase na moda e música negra.
O evento transformou o Largo do Campo Grande na maior passarela de moda preta do Brasil, dando início às celebrações do Novembro Negro.

Na última sexta-feira (01/111/2024), o Afro Fashion Day (AFD) realizou sua décima edição no Largo do Campo Grande, consolidando-se como um importante evento de moda e cultura negra no Brasil. Com a participação de 75 modelos, incluindo dez não agenciados selecionados em bairros de Salvador, o evento destacou a diversidade e a criatividade da moda afro-brasileira. O AFD também incorporou a música negra, apresentando performances de artistas renomados, como Larissa Luz, que encerrou o desfile ao lado da Quabales Banda.

A estrutura do palco foi a maior já utilizada na história do evento, com 13 metros de largura e uma passarela de 75 metros de extensão. O desfile foi organizado em três blocos temáticos: Percussão Ancestral, Festiva e Contemporânea. Além de Larissa Luz, outros artistas como Ana Paula Albuquerque, Joelma Lima e Rafa Chagas contribuíram com suas apresentações, enriquecendo a programação cultural.

Neste ano, aproximadamente 40 marcas de moda baianas participaram do AFD, incluindo Abanto, Ateliê Casalinda, Black Atitude, e Fagner Bispo, entre outras. Nelson Pereira, analista de marketing do AFD, comentou sobre a importância do evento em dar visibilidade a novos talentos e estilistas negros, ressaltando que parte dos modelos estreou na passarela após seletivas realizadas na Barroquinha e em Cajazeiras.

A programação do Afro Fashion Day foi gratuita e atraiu mais de 8 mil pessoas ao Largo do Campo Grande. O evento começou às 11h com a Feira da Sé, organizada pelo Instituto ACM em parceria com o jornal Correio e a Rede Bahia, onde 50 afroempreendedores apresentaram suas criações. A tarde contou com um bate-papo musical conduzido pelo jornalista Osmar Marrom, com participações de Gerônimo, Márcia Short, Guga Cammafeu e Nitorê. A programação seguiu com uma live art de Lucas Matos e apresentações da Orquestra de Berimbau, Aline Souza e DJ Belle.

O AFD contou com uma equipe de produção composta por Gil Alves na direção artística, Thiago Pugah na direção musical, e Erica Telles na produção executiva. A coordenação de moda e styling ficou a cargo de Fagner Bispo, com assistência de Filipe Dias e Isabela Nascimento. A beleza do desfile foi desenvolvida por Dino Neto e Roma Aragão, e a cenografia foi projetada pela GMF Arquitetos.

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio, patrocinado pela Avon e Bracell, com apoio da CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons, além do suporte institucional do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Salvador.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading