Salvador, “Touro [Bull]” de Valéria Pinheiro é apresentado no Museu de Arte da Bahia

Salvador, “Touro [Bull]” de Valéria Pinheiro é apresentado no Museu de Arte da Bahia.
A atriz e coreógrafa Valéria Pinheiro apresenta o espetáculo solo “Touro [Bull]” no Museu de Arte da Bahia, destacando a força da mulher nordestina.

O espetáculo solo “Touro [Bull]”, interpretado pela atriz, dançarina e coreógrafa Valéria Pinheiro, será apresentado no quinta-feira (31/10/2024), às 19h, no Museu de Arte da Bahia, como parte do programa O Vila Ocupa a Cidade. Com direção de Vinício de Oliveira Oliveira, a montagem se configura como um concerto de sapateado brasileiro, que abrange diversos ritmos nacionais, e narra a história de um Touro, simbolizando a figura da mulher nordestina que gera, nutre e celebra a vida.

A obra explora o tema da ancestralidade feminina a partir da cultura do sertão cearense, particularmente da região do Cariri. A narrativa é baseada nas memórias de Valéria, natural de Juazeiro do Norte, que foi influenciada por mestras e mestres populares ao longo de sua formação artística. O espetáculo é dividido em cinco partes: um prólogo e quatro movimentos intitulados Nascimento, Casulo, Monstros/Encantados e Colheita. Um elemento cênico central é um carro de boi, que serve como referência autobiográfica para a artista, que atualmente utiliza uma prótese total de quadril.

A trilha sonora original é composta por arranjos para piano, violino e percussão, elaborados a partir das células rítmicas do sapateado de Valéria. Em suas reflexões, Valéria Pinheiro destaca a importância do reencontro com memórias de sua infância, agora ressignificadas e repletas de significado, que moldaram seu ser e o comportamento das mulheres nordestinas.

A direção do espetáculo é de Vinício de Oliveira Oliveira, que possui vasta experiência no Teatro Vila Velha, onde atuou em diversas funções por mais de uma década. Além disso, Vinício é autor de uma tese de doutorado que investiga a formação de atores e grupos de teatro. O espetáculo “Touro [Bull]” também é parte do filme “Filhos do Mangue”, em que Valéria atuou como produtora de arte e que rendeu à diretora Eliane Caffé o prêmio de melhor direção na 52ª edição do Festival de Gramado.

Após a apresentação em Salvador, o espetáculo seguirá para o SESC Copacabana, no Rio de Janeiro. Para informações sobre a programação, o público pode acompanhar o Instagram @teatrovilvelha.

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading