Com a proximidade do Dia dos Avós, comemorado na sexta-feira (26/07/2024), é um bom momento para refletir sobre aspectos da saúde frequentemente negligenciados, como o envelhecimento da voz. Conhecida como presbifonia, essa condição natural afeta a potência e o volume da voz com o avanço da idade, geralmente a partir dos 65 anos, embora possa surgir antes. André Apenburg, otorrinolaringologista da Otorrino Center, alerta para a importância de prestar atenção a este aspecto da saúde vocal.
O envelhecimento vocal resulta de mudanças estruturais na laringe, onde a voz é produzida. As pregas vocais se tornam mais rígidas e secas, e as cartilagens da laringe podem sofrer calcificação, resultando em uma voz mais fraca e rouca. Fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool e doenças pulmonares podem acelerar o surgimento da presbifonia. A obesidade também compromete a saúde vocal ao dificultar a respiração.
Para prevenir ou retardar a presbifonia, Apenburg recomenda a prática de exercícios aeróbicos, controle do peso e cuidados com a alimentação. Além disso, hábitos saudáveis como manter-se hidratado, evitar exposição excessiva ao ar condicionado, e não fumar são essenciais para preservar a voz. Sintomas como rouquidão persistente e dificuldade em emitir sons devem levar à consulta com um otorrinolaringologista. Tratamentos para a presbifonia podem incluir desde intervenções cirúrgicas e fonoterapia até o canto como terapia vocal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




