A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (10/07/2024), avanços significativos na luta contra os incêndios no Pantanal. Em coletiva após reunião no Palácio do Planalto, Marina detalhou que 30 dos 54 focos de incêndio registrados até o domingo (07/07/2024) foram extintos, representando 55% do total. Dos 24 focos ainda ativos, 13 estão controlados, cercados por linhas de controle.
A força-tarefa envolve 830 profissionais e utiliza 15 aeronaves e 15 embarcações, operando a partir de três bases estratégicas em Corumbá, Poconé e Porto Conceição. As equipes, compostas por membros das Forças Armadas, Ibama, ICMBio, Força Nacional de Segurança e DNIT, totalizam 452 militares, 286 brigadistas, 82 integrantes da Força Nacional e 10 do DNIT, além de 48 agentes em fase de mobilização.
A ministra destacou a colaboração entre os governos estaduais e federal, ressaltando que os esforços conjuntos resultaram em cerca de 395 horas de voo nas operações. “Estamos enfrentando a seca mais grave em 70 anos e o período mais quente já registrado, o que intensifica a dificuldade no combate ao fogo”, explicou Marina.
Todos os incêndios recentes no Pantanal foram causados por ação humana, sendo crime o uso de fogo na região, com penas de dois a quatro anos de prisão. Além disso, a ministra mencionou a aprovação do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, em fase de regulamentação, e a publicação das Medidas Provisórias nº 1.239 e nº 1.240. Estas medidas facilitam a recontratação rápida de brigadistas e permitem a atuação de pilotos estrangeiros no combate aos incêndios no Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




