A cidade de Salvador está prestes a receber uma das mais importantes exposições culturais do país, a “ARMORIAL 50”. Marcando o aniversário de 106 anos do Museu de Arte da Bahia (MAB), a exposição celebra o Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna (1927-2014). A mostra estará aberta ao público de terça-feira (23/07/2024) a domingo (20/10), com entrada gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de 20 de julho pelo site oficial ou presencialmente nas bilheterias do museu.
Patrocinada pela Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição é organizada em diversos núcleos, cada um com um tratamento expográfico exclusivo. Logo na entrada, o público é recepcionado pela imponente Onça Caetana, figura inspirada nos desenhos de Suassuna, confeccionada pelo artista Agnaldo Pinho. A mostra exibe também figurinos do filme “A Compadecida” (1969), desenhos do artista plástico Francisco Brennand, além de obras da fase experimental do movimento.
A curadoria destaca a coerência do trabalho de Gilvan Samico, conhecido por suas xilogravuras. A exposição inclui iluminogravuras de Ariano Suassuna e obras de sua esposa, Zélia Suassuna. O público pode explorar ainda a cronologia ilustrada da vida e obra de Suassuna, além de painéis fotográficos sobre as Ilumiaras, locais de arte e cultura implementados por Suassuna.
Além da exposição, a programação inclui os “Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial” e os “Encontros Petrobras de Música Armorial”, que oferecem ao público uma imersão completa na cultura Armorial, com debates sobre literatura, teatro, música, dança e artes visuais, além de apresentações musicais de alta qualidade. A acessibilidade é garantida com audioguias bilíngues, objetos táteis e cordéis em braile, proporcionando uma experiência inclusiva para todos os visitantes.
A curadora Denise Mattar, juntamente com o designer Guilherme Isnard e a equipe de identidade visual Ricardo Gouveia de Melo e Ana Lucas, criou uma exposição que promete encantar e educar o público sobre a rica cultura nordestina. A playlist de músicas Armorial no Spotify completa a experiência, permitindo aos visitantes mergulhar ainda mais no universo deste movimento genuinamente brasileiro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




