A Bahia, conhecida por suas iguarias tradicionais como acarajé e cacau, agora busca projeção com sua cachaça de qualidade. Com esse objetivo, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) participa da 33ª Expocachaça, uma feira mundialmente reconhecida como a principal vitrine da bebida brasileira, realizada no Center Minas Expo, em Belo Horizonte. O evento, iniciado nesta quinta-feira (04/07/2024), segue até domingo (7), abrangendo também feiras de cervejas, doces e atrações musicais.
A Setur-BA promove a Rota dos Engenhos – Sabores das Cachaças da Bahia, contando com a participação de 11 produtores convidados. Visitantes da feira têm a oportunidade de conhecer marcas de cachaça produzidas em seis regiões turísticas da Bahia: Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Costa do Cacau, Costa das Baleias, Caminhos do Oeste e Costa dos Coqueiros. Entre os destaques, estão rótulos premiados nacional e internacionalmente, como Matriarca (Medeiros Neto) e Rio do Engenho (Ilhéus).
Lucas Di Loreto Maia, proprietário da Matriarca, destacou a importância da participação na feira para os produtores artesanais de cachaça. “É uma oportunidade de mostrar a qualidade dos produtos baianos e suas premiações. É gratificante ver o apoio do Governo do Estado na nossa exposição aqui.”
Luiz Fernando Galletti, da Rio do Engenho, complementou:
“Nosso segmento ficou esquecido por um tempo, mas, com essa iniciativa da Setur-BA, estamos voltando a participar de grandes eventos, demonstrando a qualidade das cachaças baianas.”
Adeilsa Souza, produtora da cachaça Paramirim, também expressou sua motivação:
“Sempre sonhei em ver a Bahia representada na Expocachaça. Via outros estados participando e queria que minha terra estivesse presente. A Bahia tem cachaças excelentes e merece estar nesta feira.”
No roteiro dos engenhos baianos, os turistas podem vivenciar uma experiência rural única, conhecendo o processo de produção da cachaça desde a colheita da cana-de-açúcar, passando pela moagem, fermentação, destilação do caldo até o envelhecimento e engarrafamento da bebida.
Aidê Argolo, turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, explicou:
“Visitamos os engenhos e levantamos as potencialidades de cada região, discutindo com os produtores estratégias para incrementar o segmento, como a participação nesta feira e a qualificação. Esse novo roteiro integra as ações do Governo do Estado na diversificação da oferta turística.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




