Turistas integram ao Cortejo de 2 de Julho em Salvador e aprofundam conhecimento histórico

Vista aérea dos festejos de 2 de Julho em Salvador. Celebrações pela Independência da Bahia atraem visitantes, que exploram o patrimônio arquitetônico e cultural de Salvador.
Vista aérea dos festejos de 2 de Julho em Salvador. Celebrações pela Independência da Bahia atraem visitantes, que exploram o patrimônio arquitetônico e cultural de Salvador.

Nos últimos anos, a participação de turistas no cortejo do 2 de Julho, que percorre o trajeto da Lapinha até o Centro Histórico de Salvador, tem aumentado significativamente. Esta comemoração marca a Independência do Brasil na Bahia, celebrada com desfiles e eventos que destacam a importância histórica das batalhas travadas no Recôncavo baiano em 1823, consolidando a libertação do domínio português.

A enfermeira paulista Débora Cardoso, de 37 anos, aproveitou sua estadia no interior da Bahia durante os festejos juninos para estender a viagem e participar das celebrações na capital. “Ouvia falar muito da festa e vim conferir. Estou encantada com a decoração dos casarões coloniais, o desfile com personagens e a alegria dos baianos. Não sabia da importância histórica desta data e vou passar a informação para outras pessoas”, relatou.

Hélio Ribeiro, capixaba de 45 anos, também destacou o valor educacional da manifestação. “Esta manifestação baiana é uma aula de história, que todos os brasileiros deveriam ter, além de passar pelo Pelourinho, ponto imperdível para um turista”, afirmou Ribeiro, que está de férias em Salvador.

O secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacelar, participou do cortejo e ressaltou a necessidade de nacionalizar a celebração do 2 de Julho. “A data precisa ser reconhecida em todo o país e deve constar nos livros de história usados nas escolas, para que as futuras gerações saibam valorizar a importância da Bahia na Independência do Brasil”, disse Bacelar.

O historiador Rafael Dantas, colaborador da Setur-BA em cursos de capacitação, acompanhou o desfile cívico e destacou o papel turístico do evento.

“O 2 de Julho é uma representação da cultura baiana, que tem um viés turístico importante. Os visitantes estão vindo conhecer a festa, que é um atrativo do nosso turismo histórico, cultural e também religioso, por conta da imagem do Caboclo”, explicou Dantas.

As celebrações do 2 de Julho oferecem uma oportunidade única para turistas conhecerem de perto o patrimônio arquitetônico de Salvador, além de aprenderem sobre a relevância histórica da data para a independência do Brasil. Com o crescente interesse de visitantes de diversas partes do país, o evento se consolida como um importante atrativo turístico e cultural.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading