O prefeito Bruno Reis anunciou nesta quarta-feira (08/05/2024) uma queda significativa no número de mortes no trânsito da cidade entre os anos de 2020 e 2023. Durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, voltada para a conscientização sobre segurança viária, Reis informou que a redução geral foi de 13%, com uma diminuição ainda mais expressiva, de 38%, nos óbitos de pedestres.
O Relatório Preliminar de Vítimas Fatais 2023, apresentado pelo superintendente de Trânsito (Transalvador), Décio Martins, revelou que em 2020 foram registradas 130 mortes no trânsito da capital baiana, enquanto no ano passado esse número caiu para 113. Já os óbitos de pedestres reduziram de 55 para 34 no mesmo período, coincidindo com o início da 2ª Década de Ação em Segurança Viária da ONU, vigente até 2030.
O prefeito destacou o compromisso renovado da Prefeitura com a ONU para manter a redução de 50% de vítimas fatais por acidentes de trânsito. Bruno Reis ressaltou que a diminuição das mortes no trânsito se deve a uma série de medidas adotadas pela gestão municipal nos últimos anos, desde ações de conscientização até a redução de velocidade em diversas vias. Ele observou que, mesmo com o aumento da frota de motocicletas, os números estão em declínio.
No entanto, os acidentes envolvendo motocicletas ainda representam uma parcela significativa das estatísticas gerais de trânsito. Em 2023, foram registradas 63 mortes de motociclistas, um aumento de 26% em relação a 2022 e de 9% em relação a 2020. Bruno Reis enfatizou a necessidade de conscientização dos motociclistas sobre a importância de praticar a segurança viária.
Para combater esse cenário, a Prefeitura tem desenvolvido ações permanentes de conscientização e anunciou a licitação para a aquisição de 42 motocicletas para renovar a frota da Transalvador. Além disso, está em fase de elaboração o Plano Cicloviário de Salvador, com o objetivo de ampliar as ciclovias e incentivar a mobilidade ativa na cidade.
Uma das iniciativas mais recentes é o estudo para implantação das moto faixas, inspiradas na “Faixa Azul” de São Paulo, que demonstrou eficácia na redução de acidentes de moto. A primeira moto faixa em Salvador está prevista para ser implantada na avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), como parte dos esforços contínuos da Prefeitura em melhorar a segurança viária para todos os cidadãos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




