Moradores de rua de Salvador lançam a edição 100 de sua revista

Moradores de rua de Salvador lançam a edição 100 de sua revista.
Projeto Aurora da Rua visa dar voz e visibilidade à população de rua da cidade.

Há 17 anos, o projeto Aurora da Rua vem desafiando a invisibilidade e o estigma que envolvem os moradores de rua de Salvador, lançando agora sua edição centenária da revista que leva o mesmo nome. A publicação, um veículo de comunicação produzido por e para essa população marginalizada, não só revela suas aflições, histórias e sonhos, mas também se torna uma fonte vital de renda e instrumento de reintegração social. Membro da International Network of Street Papers, a revista é vendida em diversos locais da cidade, com os próprios moradores de rua atuando como vendedores.

A editora atual da revista, a jornalista Iris Queiroz, reflete sobre o significado dessa conquista: “Por cem vezes, nos reunimos para definir pautas que desbravassem o vasto universo das ruas. Por cem vezes, buscamos as histórias, os rostos, os triunfos, as dores – a vida multiangular de quem está à margem. Por cem vezes, criamos um produto autêntico que não apenas oferece geração de renda e dignidade para quem vende, mas também expande o olhar daqueles que compram.”

Desde sua origem como jornal em março de 2007, o projeto Aurora da Rua tem sido uma voz profética, desafiando estereótipos e convocando a sociedade a desenvolver uma nova perspectiva sobre a pessoa em situação de vulnerabilidade. Por meio de oficinas de texto e arte, os próprios moradores de rua participam ativamente da produção da revista, compartilhando suas experiências, opiniões e talentos artísticos. Mais do que informar, a revista busca transformar uma realidade desumana, capacitando os vendedores não apenas comercialmente, mas também ética e humanamente.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading