Cozinheiras transformam ingredientes em nutrição e afeto nas escolas estaduais da Bahia

Cozinheiras transformam ingredientes em nutrição e afeto nas escolas estaduais da Bahia.
Dona Jô, cozinheira do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, prepara refeições com amor e dedicação.

Nas escolas estaduais da Bahia, o trabalho das cozinheiras vai além de simplesmente preparar refeições: é um ato de amor e cuidado que nutre não apenas o corpo, mas também a alma da comunidade escolar. Celebrado na sexta-feira (10/05/2024), o Dia da Cozinheira destaca a importância dessas profissionais, como Maria Jovelina dos Santos, conhecida como Dona Jô, que há anos espalha sua paixão pela culinária no Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador.

Com uma trajetória que se entrelaça com a história da escola, Dona Jô começou sua jornada como aluna e, posteriormente, retornou como cozinheira. Sua dedicação e carinho são evidentes em cada prato preparado. Para ela, seu trabalho vai além de uma profissão: é uma troca de energia positiva, onde a felicidade de alimentar os estudantes é recompensadora. O reconhecimento vem dos próprios alunos, como Dandara Machado Santos Costa, que destaca a importância dessas mulheres guerreiras para a escola e para a comunidade.

Além do empenho diário, as cozinheiras recebem capacitação constante da Secretaria de Educação do Estado (SEC) em Boas Práticas de Manipulação, visando garantir a qualidade e segurança alimentar. Jociene Lopes, nutricionista da SEC, enfatiza a importância desses treinamentos para assegurar uma alimentação escolar saudável e de qualidade para os estudantes, ressaltando o compromisso em promover aprendizagem e aprimorar os conhecimentos das profissionais.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading