A Secretaria de Segurança Pública (SSP) inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia.
Na primeira etapa, 448 câmeras serão utilizadas por agentes da Polícia Militar lotados em unidades dos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, na capital.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia deu início à implantação das câmeras corporais nas fardas dos agentes das Forças de Segurança do estado nesta terça-feira (07/05/2024). Nesta primeira fase, 448 câmeras serão utilizadas por agentes da Polícia Militar em unidades dos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, na capital.

As câmeras corporais, ferramentas essenciais para a transparência e segurança das ações policiais, começaram a ser implantadas nas Forças de Segurança da Bahia. Nesta terça-feira (07/05), em coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, anunciou o início do processo, acompanhado dos secretários de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães. Nesta primeira etapa, as câmeras serão utilizadas por agentes da Polícia Militar em unidades estrategicamente selecionadas na capital.

Atualmente, o estado conta com 1.300 câmeras, parte cedida pelo Ministério da Justiça e outra parte locada pelo governo estadual. A implantação inicial contempla 448 câmeras em Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) localizadas em áreas com maior demanda de atendimentos de ocorrência na capital, seguindo critérios técnicos.

O uso das câmeras corporais será gradativo e, nas próximas fases, outras instituições como as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar, serão contempladas. Este projeto torna a Bahia o primeiro estado brasileiro a implantar as câmeras corporais em todas as suas Forças de Segurança.

As câmeras corporais operacionais registrarão de forma transparente e inviolável as ações das Forças de Segurança. Seu uso é restrito ao serviço operacional e é vedada a sua utilização para outros fins. As gravações podem ser classificadas em Gravação de Rotina, feita de forma contínua, e Gravação Destacada, marcando o início e fim do registro.

Além de proporcionar mais transparência e segurança aos policiais e à população, as câmeras corporais vão contribuir para a melhoria das investigações criminais e fortalecer o lastro probatório. A gestão dos registros seguirá diretrizes claras estabelecidas em portarias publicadas recentemente, garantindo a privacidade e a segurança dos dados capturados.

As câmeras corporais operacionais integram um amplo conjunto de investimentos em Segurança Pública na Bahia, que inclui infraestrutura, tecnologia, inteligência e efetivo. Este projeto reafirma o compromisso do estado em proporcionar mais qualidade e eficiência no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.


Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Threads
Tumblr
X
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

Discover more from News Veritas Brasil (NV)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading