A prática da musculação por idosos vai além dos benefícios físicos, como a diminuição da gordura corporal e o ganho de força muscular. Estudos recentes têm demonstrado que o treino de força pode também ser uma poderosa ferramenta para melhorar a saúde mental da população idosa, especialmente para aqueles que lidam com transtornos de ansiedade e depressão.
Um estudo publicado na Revista Psychiatry Research revisou mais de 200 artigos e confirmou os benefícios da musculação para a saúde mental dos idosos. O exercício resistido tem se destacado como uma das melhores estratégias não farmacológicas para um envelhecimento saudável, promovendo inúmeros benefícios à saúde de forma geral. Além de melhorar os sintomas de depressão e ansiedade, a musculação parece ter um efeito ainda mais significativo em pessoas com diagnóstico confirmado desses transtornos. A prática em grupo também se mostrou vantajosa, promovendo maior interação social entre os praticantes.
Os pesquisadores também investigaram a melhor forma de estruturar o treinamento para melhorar a saúde mental dos idosos. Embora haja diversas possibilidades de programas de treinamento resistido, a maioria resulta em melhorias nos sintomas de ansiedade e depressão, independentemente da intensidade e do volume aplicado ao treinamento. Além disso, o uso de equipamentos de musculação mostrou-se mais benéfico do que métodos que envolvem o peso do próprio corpo ou faixas elásticas, pois permite um controle mais preciso da intensidade e do volume do exercício.
O professor de educação física da Rede Alpha Fitness, Igor Castro, enfatiza a importância da musculação para a saúde mental dos idosos, destacando que a prescrição do exercício resistido com o uso de equipamentos é mais indicada, proporcionando resultados mais eficazes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




